A Seleção Brasileira de Futebol encerrou a preparação para enfrentar o Japão nesta segunda-feira, dia 29, às 14h, no NRG Stadium, em Houston, pelas oitavas de final da Copa do Mundo de 2026, nos Estados Unidos. Depois da vitória por 3 a 0 sobre a Escócia, Carlo Ancelotti deve apostar na continuidade e repetir a equipe pela primeira vez desde que assumiu o comando do Brasil.
O último treino antes da partida foi neste domingo, dia 28, e foi marcado por ajustes finais e clima de concentração. Sem Raphinha, que segue em recuperação de lesão na coxa direita, a tendência é que Rayan permaneça entre os titulares. O atacante ganhou espaço na última rodada da fase de grupos e deve formar o trio ofensivo ao lado de Matheus Cunha e Vini Jr.
A provável escalação do Brasil tem Alisson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Douglas Santos; Casemiro, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Rayan, Matheus Cunha e Vini Jr.
Peças prontas
Neymar, que voltou a treinar com o grupo, deve começar no banco de reservas. A comissão técnica entende que o camisa 10 ainda pode ser importante durante a partida, mas a ideia inicial é manter a formação que deu melhor resposta na vitória contra os escoceses.
O duelo contra o Japão é tratado internamente com cautela. A seleção japonesa chega ao mata-mata como uma equipe organizada, veloz e acostumada a pressionar o adversário. Por isso, o Brasil trabalhou nos últimos dias a circulação de bola, a ocupação dos espaços e a atenção nas transições defensivas.
Depois de uma estreia com empate contra o Marrocos, a Seleção cresceu na competição com duas vitórias seguidas por 3 a 0, contra Haiti e Escócia. O desempenho na última rodada aumentou a confiança do grupo e deu a Ancelotti um caminho mais claro para o primeiro jogo eliminatório.
Brasil e Japão entram em campo valendo vaga nas quartas de final. Quem avançar enfrenta o vencedor de Noruega e Costa do Marfim.
Com informações do GE