contato@portalbnu.com.br

PortaBnu / Notícias / Vereador presta depoimento em operação que apura rachadinha na Câmara

Vereador presta depoimento em operação que apura rachadinha na Câmara

Polícia Civil cumpre mandados em Blumenau, Videira, Balneário Camboriú e Itapema

A Polícia Civil segue, na manhã desta terça-feira, dia 3, com as diligências da operação que investiga suspeitas de rachadinha, corrupção ativa e passiva, peculato e lavagem de dinheiro no âmbito da Câmara de Vereadores. Um vereador prestou depoimento na sede da Polícia Civil.

Segundo apuração da reportagem, supostamente o vereador envolvido é Almir Vieira, que compareceu para prestar esclarecimentos. O nome não foi divulgado oficialmente pela Polícia Civil até o momento.

A operação é coordenada pelo Departamento de Investigações Criminais (DIC) e pela Delegacia de Combate ao Crime Organizado e Lavagem de Capitais (DECRIM) de Blumenau. Ao todo, estão sendo cumpridos 20 mandados de busca e apreensão em municípios como Blumenau, Videira, Balneário Camboriú e Itapema.

De acordo com o delegado responsável pelo caso, André Gustavo, a investigação teve início ainda em 2024 e apura um suposto esquema envolvendo um agente político e pessoas ligadas ao seu grupo. Segundo ele, havia indícios de que cargos indicados politicamente teriam que repassar parte de seus salários para manutenção do esquema, prática conhecida como rachadinha.

Ainda conforme o delegado, além da rachadinha, a investigação apura suspeitas de peculato, corrupção ativa e passiva e lavagem de capitais, incluindo possíveis contratos com empresas terceirizadas junto à Prefeitura e à Câmara de Vereadores. Há também empresas investigadas.

Durante o cumprimento dos mandados, não houve prisões decretadas, mas aconteceram conduções em flagrante, uma delas por posse de munição e outra devido à apreensão de valores em espécie. Em um dos endereços, a Polícia Civil encontrou cerca de R$ 30 mil, enquanto outros valores ainda estão sendo contabilizados.

Foram apreendidos computadores, celulares, documentos, contratos e outros materiais, que passarão por análise técnica e perícia para subsidiar o andamento da investigação. O valor total que teria sido movimentado no suposto esquema ainda está sendo levantado.

A assessoria do vereador informou, por meio de nota, que “está apurando os fatos e em breve divulgará um posicionamento oficial”.

A Polícia Civil informou que novas informações devem ser divulgadas ao longo do dia, conforme o avanço das diligências.

*Matéria em atualização.

Compartilhe

Relacionadas

Norte Shopping

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Colunas

X
BLUMOB

© 2025 Criado com Edem Comunicação

O PortalBnu é o portal de Notícias da sua região. Fique atualizado com as principais notícias de Santa Catarina, Brasil e do Mundo.

Contatos

(47) 93382-7016
Blumenau / SC / Brasil