Relembre alguns fatos curiosos que marcaram a história da região
Central funerária de Blumenau registra 18 mortes nos três últimos dias
Aos amigos e familiares, os nossos sentimentos
Relembre alguns fatos curiosos que marcaram a história da região

Ao longo dos anos, Blumenau e cidades do estado foram palco de acontecimentos curiosos, importantes e, muitas vezes, pouco lembrados. Confira alguns dos fatos curiosos que aconteceram há várias décadas por aqui em um dia 22 de dezembro:
Comissão de engenheiros é enviada para medir lotes coloniais
Em 22 de dezembro de 1883, há 142 anos, o jornal “Blumenauer Zeitung” anunciou uma medida importante para o avanço da organização territorial da então ex-Colônia Blumenau. Uma comissão de engenheiros, que atuava no Paraná, foi transferida para Santa Catarina com a missão de medir lotes coloniais na região.
Cidadãos brasileiros
Na mesma edição do “Blumenauer Zeitung”, foi anunciada a concessão de cidadania brasileira a três nomes importantes para Blumenau na época: Heinrich Hosang, Gottlieb Reif e Maurício (Moritz) Holetz.
Gottlieb Reif
Nascido em 2 de outubro de 1852, em Schwallungen, na Alemanha, Reif veio ao Brasil ainda criança, aos 4 anos, com os pais, se instalando na região das atuais Itoupava Norte e Fortaleza. Na juventude, ficou conhecido por conduzir o Dr. Blumenau em viagens de canoa até Itajaí. Depois, se tornou proprietário de uma serraria, atividade na qual enfrentou desafios, inclusive os prejuízos causados pela enchente de 1880. Mesmo assim, continuou empreendendo. Trouxe para Blumenau a primeira caldeira Wolf, abriu estradas, participou da Revolução de 1893 como capitão e foi figura ativa na política local, chegando a vice-presidente do Conselho Municipal. Também atuou em Itajaí na indústria madeireira e estaleiro, sendo premiado nacionalmente. Faleceu em 19 de agosto de 1927.
Heinrich Peter Andreas Hosang
Nascido em 29 de março de 1828, em Esbeck, na Alemanha, Heinrich Hosang veio ao Brasil depois de receber uma herança materna. Passou pelo Rio de Janeiro, onde aprendeu o ofício de cervejeiro, e decidiu seguir para o Sul, atraído pelas oportunidades e pelo clima semelhante ao europeu. Com isso, se instalou em Blumenau em 1858, adquirindo um lote colonial às margens do ribeirão Garcia.
Moritz (Maurício) Holetz
Moritz Holetz chegou a Blumenau em 1854, integrando uma das levas de imigrantes que contribuíram para estruturar a vida urbana e comercial da cidade.
Aos amigos e familiares, os nossos sentimentos
Caminhão bateu na mureta central e ficou atravessado na pista
Confira a nova coluna do médico veterinário clínico e cirurgião,
Acidente aconteceu no Km 81 da rodovia federal
Decisão da 4ª Turma do STJ impede a extensão das patentes
Programação reúne eventos de graça, esporte, cultura e diversão para
© 2025 Criado com Edem Comunicação
O PortalBnu é o portal de Notícias da sua região. Fique atualizado com as principais notícias de Santa Catarina, Brasil e do Mundo.
(47) 93382-7016
Blumenau / SC / Brasil