contato@portalbnu.com.br

PortaBnu / Notícias / Cultura / Há 155 anos: era discutida a abertura da estrada ligando Blumenau a Curitibanos

Há 155 anos: era discutida a abertura da estrada ligando Blumenau a Curitibanos

Relembre os fatos curiosos que marcaram Blumenau e a região

Ao longo dos anos, Blumenau e as outras cidades da região foram palco de acontecimentos curiosos, importantes e, muitas vezes, pouco lembrados. Confira fatos curiosos que aconteceram há várias décadas por aqui em um dia 12 de fevereiro:

Petição ao Governo Imperial

No dia 12 de fevereiro de 1871, há 155 anos, Maximiliano Merck, então presidente da Sociedade de Cultura, apresentou em reunião a proposta de encaminhar ao Governo Imperial uma petição solicitando a abertura de uma estrada ligando Blumenau a Curitibanos, destacando a relevância estratégica da obra para o desenvolvimento da província.

A proposta foi aprovada por unanimidade, sendo formada uma comissão composta pelo Dr. Hermann Blumenau, Hermann Wendeburg e Emílio Odebrecht, responsável pela redação do pedido. O objetivo era criar uma ligação terrestre entre o litoral catarinense e o planalto, atravessando o Vale do Itajaí e alcançando a região dos campos de Curitibanos.

O traçado da rota já vinha sendo estudado desde 1863, com tentativas entre 1863 e 1867, mas sem sucesso, sobretudo pela escassez de recursos materiais, apesar da competência e coragem das equipes lideradas pelo engenheiro Emílio Odebrecht. Em uma segunda tentativa, o Dr. Blumenau determinou que a abertura da picada fosse feita em sentido inverso, partindo do alto da serra, a partir de Curitibanos, em direção ao litoral, buscando a confluência de rios que permitisse a descida até Blumenau.

Começavam as obras de melhoramento da barra do porto de Itajaí

Já no dia 12 de fevereiro de 1906, há 120 anos, tiveram início as obras de melhoramento da barra do Porto de Itajaí. Desde o século XIX, o porto já desempenhava um papel importante não apenas na chegada de colonizadores estrangeiros, mas também no intenso comércio fluvial que impulsionava a economia regional. Registros históricos apontam que o Porto de Itajaí mobilizava atividades comerciais informais que evoluíram, gradualmente, para operações estruturadas de exportação e importação.

Os primeiros estudos técnicos oficiais datam de 1905, conduzidos pela Comissão de Melhoramentos dos Portos e Rios, mas as obras avançaram lentamente. Apenas a partir de 1914 foram construídos cerca de 700 metros do molhe Sul, seguidos, mais tarde, por intervenções no molhe Norte. As obras efetivas de maior porte tiveram início em 1938, com a construção do primeiro trecho de cais em concreto armado, com 233 metros de extensão, além de pátios pavimentados e do primeiro armazém. Na década de 1950, o cais foi ampliado em mais 570 metros, totalizando 803 metros, com trabalhos concluídos em meados de 1956, ano que também marcou o início da construção do primeiro armazém frigorífico do porto, consolidando Itajaí como um dos principais polos portuários do Sul do Brasil.

Empresa de porcelanas Schmidt se transforma em sociedade anônima

Em 12 de fevereiro de 1948, há 78 anos, a empresa Porcelana Schmidt, fundada no dia 19 de dezembro de 1945 por Fritz, Rodolfo e Artur Schmidt em Pomerode, se transformava em uma sociedade anônima. Segundo registros históricos do livro “Blumenau – Arte, Cultura e As Histórias de Sua Gente – 1850 1985 – Vol. 01”, de Edith Kormann, a empresa sempre foi reconhecida como a porcelana dos nobres, pois atendia todas as grandes instituições nacionais, como o itamaraty. Há, inclusive, citação de que, quando o Brasil recebeu a visita da rainha Elizabeth da Inglaterra, ao banquete, foi usada a porcelana Schmidt, sob encomenda especial.

Compartilhe

Relacionadas

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Colunas

X
BLUMOB

© 2025 Criado com Edem Comunicação

O PortalBnu é o portal de Notícias da sua região. Fique atualizado com as principais notícias de Santa Catarina, Brasil e do Mundo.

Contatos

(47) 93382-7016
Blumenau / SC / Brasil