Pessoas atendidas no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) em Blumenau participaram de uma programação especial de Natal na última sexta-feira, dia 5. O objetivo do evento foi oferecer um momento de acolhimento, integração e valorização para o público atendido pela unidade.
Além dos serviços disponibilizados diariamente, os usuários foram recebidos com um café da manhã preparado para a data. A atividade contou com a parceria de voluntários da Igreja Nova Vida, que conduziu um momento de reflexão e mensagens de esperança.
Depoimento especial
Gabriel Schwaemmle, que já viveu em situação de rua, deu um depoimento para inspirar os participantes, relatando como superou essa condição.
“Entre idas e vindas, passei dois anos na rua e já queria mudar de vida, mas faltava motivação. Um dia, em uma conversa no Centro POP, decidi que iria mudar, e o pessoal aqui me apoiou a ir para um abrigo. Desde então, não usei mais drogas e estou empolgado com a minha nova caminhada. No ano que vem, vou iniciar a faculdade de Educação Física na Furb”, contou Gabriel.
Fortalecimento de vínculos
Durante a manhã, um grupo de servidores juntamente com os usuários do serviço tocaram e cantaram músicas natalinas. O momento musical promoveu integração, animou os participantes e contribuiu para fortalecer os vínculos entre profissionais e usuários do serviço.
“Quando proporcionamos um gesto simples, mas cheio de cuidado, mostramos que cada pessoa é vista, reconhecida e valorizada. O Natal nos lembra que ninguém deve ser invisível e que todos têm potencial para reconstruir suas histórias. Essas ações reafirmam o compromisso da Assistência Social com o respeito, a dignidade e a transformação de vidas”, destaca o secretário de Desenvolvimento Social, Rafael Burgonovo.
LEIA TAMBÉM:
– Ciclone no RS não traz risco alto ao Vale do Itajaí, segundo a Defesa Civil
– Dupla é detida depois de tentativa de fuga com veículo furtado no Vale do Itajaí
– Há 145 anos: Vapor “Progresso” entra em tráfego regular entre Blumenau e Itajaí