Confira os detalhes com a nutricionista Dra. Camila Spinelli
Trabalhadores do transporte coletivo lançam abaixo-assinado para projeto de lei
Ação busca reunir assinaturas para proposta que trata da presença
Confira os detalhes com a nutricionista Dra. Camila Spinelli

Para responder essa pergunta, vou iniciar desmistificando que os potenciais malefícios dependem muito do que as bebidas com gás contem na sua composição de ingredientes e da quantidade que você consome.
A água com gás (carbonatada) é a opção mais saudável, pois é apenas água com dióxido de carbono dissolvido, o que cria as bolhas.
O gás (dióxido de carbono) em si é a parte menos preocupante. O que realmente “faz mal” é a combinação de açúcar, ácidos (como o fosfórico e cítrico) e aditivos presentes na maioria das bebidas com gás comerciais.
Impacto Negativo:
O pH ligeiramente ácido (devido à formação de ácido carbônico) pode, teoricamente, aumentar o risco de erosão dentária se consumida em excesso e se não houver boa higiene bucal. No entanto, vários estudos mostram que o potencial erosivo da água pura com gás é muito menor do que o dos refrigerantes, sucos cítricos, ou até mesmo algumas águas saborizadas.
As bebidas com gás podem causar inchaço, gases (flatulência) e azia em pessoas sensíveis ou com condições como a síndrome do intestino irritável (SII) ou doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), devido ao gás liberado no estômago.
Mas de qualquer forma, a água com gás é uma ótima substituta para refrigerantes. O risco é mínimo para a maioria das pessoas, sendo principalmente digestivo/de desconforto.
E os refrigerantes são tão prejudiciais mesmo?
Novamente o impacto negativo não é no “gás”, mas sim nos ingredientes dos refrigerante, como açúcar e ácidos.
O ácido fosfórico (comum em colas escuras) e o ácido cítrico (comum em sodas cítricas) são muito mais corrosivos para o esmalte dentário do que o ácido carbônico. Além do açúcar aumentar o valor calórico da bebida.
Os refrigerantes ZERO precisam ser consumidos com moderação, pois não possuem calorias, mas são altos em adoçantes, não ideal para o consumo diário. Devem ser consumidos por pessoas que não podem consumir açúcar como diabéticos, sendo aceitável como alternativa quando não há o consumo elevado e crônico.
Saiba mais sobre o assunto no vídeo abaixo:
Conheça mais sobre a nutricionista Dra. Camila Spinelli

Camila Leandra Bueno de Almeida Spinelli, nasceu em Blumenau e iniciou a vida acadêmica cursando Administração com habilitação em Marketing e, simultaneamente, o curso de Nutrição.
A paixão falou mais alto e, em 2005, seguiu apenas a graduação de Nutrição na Univali e se mudou para Balneário Camboriú. Depois de se formar, retornou para Blumenau, onde mora e atua profissionalmente.
Hoje, além de ser professora, é palestrante, faz parte da bancada do Jornal da 106 no quadro Nutrição e Saúde, produz conteúdos sobre alimentação e nutrição no Instagram e atua como nutricionista em escola, asilo e consultório.
Ação busca reunir assinaturas para proposta que trata da presença
Em Blumenau, cinco apostas acertaram a quadra
Relembre os fatos curiosos que marcaram a história da região
Suspeito possui histórico relacionado a tráfico de drogas e agressão
Confira a previsão do tempo detalhada do AlertaBlu
Reprodução de obra do escritor e ilustrador Guilherme Karsten envolve
© 2025 Criado com Edem Comunicação
O PortalBnu é o portal de Notícias da sua região. Fique atualizado com as principais notícias de Santa Catarina, Brasil e do Mundo.
(47) 93382-7016
Blumenau / SC / Brasil