Confira a nova coluna do médico veterinário clínico e cirurgião, Dr. Carlos Sansão
Central funerária de Blumenau registra 18 mortes nos três últimos dias
Aos amigos e familiares, os nossos sentimentos
Confira a nova coluna do médico veterinário clínico e cirurgião, Dr. Carlos Sansão

Janeiro Branco é tradicionalmente lembrado como o mês da conscientização sobre a saúde mental das pessoas, mas é fundamental ampliar esse olhar também para os nossos pets. Vejo no meu cotidiano os tutores atentos à alimentação, às vacinas e aos cuidados físicos, mas que muitas vezes não percebem que cães e gatos também sentem, sofrem, se frustram e desenvolvem alterações emocionais que impactam diretamente sua qualidade de vida.
Os animais são seres sencientes, dotados de sentidos aguçados e capacidade de interpretar o ambiente ao seu redor. Eles reagem a mudanças na rotina, à ausência prolongada do tutor, a conflitos familiares, ao excesso de estímulos ou, ao contrário, à falta deles. Barulhos intensos, solidão, ambientes estressantes e até o uso excessivo de telas pelos humanos podem influenciar negativamente o comportamento dos pets.
Muitos sinais de sofrimento emocional acabam sendo confundidos com “manias” ou traços de personalidade. Lambedura excessiva das patas, automutilação, latidos ou miados constantes, destruição de objetos, agressividade repentina, apatia, alterações no apetite e no sono são alguns exemplos de comportamentos que merecem atenção. Esses sinais não devem ser ignorados ou tratados apenas como desobediência.
O enriquecimento ambiental, passeios regulares, brincadeiras, interação social adequada e previsibilidade na rotina são medidas simples, mas extremamente eficazes para reduzir ansiedade e estresse. Como sempre digo, cachorro tem que ser cachorro e gato tem que ser gato! Precisam brincar, se divertir, ser e ter companhia.
Observe sempre o seu pet e se algo fuja do padrão, o ideal é buscar orientação profissional.
O Janeiro Branco nos convida a refletir sobre saúde mental de forma ampla e empática. Incluir os pets nessa conversa é reconhecer que bem-estar vai além do físico. Eles nos fazem tanto bem e precisam estar bem! Lembro sempre que abandono, exposição dos pets a ambientes estressantes, insalubres, de frio ou calor excessivos são considerados negligência, assim qualificados como maus-tratos
Tem dúvidas sobre este tema ou outro assunto? Enviei sua mensagem aqui ou no meu Instagram @vetcarlossansao.
Saiba mais sobre o assunto assitindo ao vídeo:
Saiba mais sobre o Dr. Carlos Sansão

Carlos Sansão, natural de Blumenau, desenvolveu um amor pelos animais desde a infância, proporcionado pelos pais. Esse vínculo se fortaleceu ao longo dos anos durante a experiência profissional de banho e tosa de pets, com uma posterior especialização nessa área.
Hoje, ele atua como profissional liberal, faz atendimento médico veterinário em domicílio. Além disso, também desempenha voluntariado em projetos de resgates de animais em situação de maus-tratos e vulnerabilidade.
Como colunista do Portal Bnu, o objetivo é falar da medicina veterinária de uma forma mais próxima das pessoas. Toda semana, as colunas trarão novidades e tirarão dúvidas, dedicando o espaço para assuntos que importam à comunidade, principalmente para aqueles que amam os animais e têm os seus pets de companhia. Tem outras dúvidas sobre a viagem com o pet?
Aos amigos e familiares, os nossos sentimentos
Caminhão bateu na mureta central e ficou atravessado na pista
Confira a nova coluna do médico veterinário clínico e cirurgião,
Acidente aconteceu no Km 81 da rodovia federal
Decisão da 4ª Turma do STJ impede a extensão das patentes
Programação reúne eventos de graça, esporte, cultura e diversão para
© 2025 Criado com Edem Comunicação
O PortalBnu é o portal de Notícias da sua região. Fique atualizado com as principais notícias de Santa Catarina, Brasil e do Mundo.
(47) 93382-7016
Blumenau / SC / Brasil