Iniciativa reuniu jovens para ações educativas
Grave acidente mata uma pessoa e deixa duas feridas em Rodeio
Entre as vítimas do acidente está uma criança
Iniciativa reuniu jovens para ações educativas

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) encerra nesta sexta-feira, dia 20, a primeira edição do projeto “Pulmão limpo, futuro brilhante”, promovido pela 1ª Promotoria de Justiça de Pomerode. A iniciativa busca conscientizar adolescentes e familiares sobre os riscos do uso de cigarros eletrônicos, conhecidos como “vapes”.
A programação de encerramento prevê palestra com a pneumologista Caroline Uber, além da apresentação dos relatórios produzidos pelos participantes ao longo do projeto.
Lançada em novembro do ano passado, a ação reuniu oito adolescentes em atividades reflexivas e educativas. Entre elas, uma visita ao Laboratório de Anatomia da Universidade Regional de Blumenau (FURB), onde os jovens puderam aprofundar o conhecimento sobre os impactos do cigarro eletrônico no organismo.
O projeto do MPSC surgiu após o aumento de boletins de ocorrência relacionados à entrega, receptação e uso de cigarros eletrônicos por adolescentes na cidade.
Os cigarros eletrônicos são proibidos no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), conforme a resolução da diretoria colegiada nº 46/2009, que veta a comercialização, importação e propaganda desses dispositivos. Em 2022, a agência manteve a proibição por ausência de comprovação científica sobre a segurança dos produtos.
Além disso, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no artigo 81, proíbe a venda e o fornecimento a menores de produtos que possam causar dependência física ou psíquica.
Dessa forma, quem vende, repassa ou entrega “vape” a adolescentes pode responder civil, administrativa e criminalmente.
Entre as vítimas do acidente está uma criança
Fiscalização flagrou também motoristas alcoolizados, excesso de velocidade e ultrapassagens
Iniciativa reuniu jovens para ações educativas
Rede estadual atende 528 mil estudantes em toda Santa Catarina
O jogo aconteceu no Estádio Alfredo João Krieck, na casa
Companhia esclarece que créditos gerados depois da decisão do STF
© 2025 Criado com Edem Comunicação
O PortalBnu é o portal de Notícias da sua região. Fique atualizado com as principais notícias de Santa Catarina, Brasil e do Mundo.
(47) 93382-7016
Blumenau / SC / Brasil