contato@portalbnu.com.br

PortaBnu / Colunas / Mundo Pet / O erro de alimentar animais silvestres: capivaras, cutias, quatis e pombas são bonitinhos, mas esse costume pode ter graves consequências

O erro de alimentar animais silvestres: capivaras, cutias, quatis e pombas são bonitinhos, mas esse costume pode ter graves consequências

Confira a nova coluna do médico veterinário clínico e cirurgião, Dr. Carlos Sansão

Um gesto aparentemente inofensivo esconde sérios riscos sanitários e ambientais: alimentar animais silvestres interfere diretamente no equilíbrio ecológico, altera comportamentos naturais e aumenta a transmissão de zoonoses, aquelas doenças que podem ser transmitidas entre animais e humanos. 

Do ponto de vista biológico, animais silvestres possuem dietas específicas moldadas pela evolução. Oferecer alimentos processados ou inadequados pode causar problemas de nutrição e doenças digestivas, debilitando animais que, na natureza, aprenderiam a buscar e selecionar seus próprios alimentos. Além disso, quando muitos animais se concentram em torno de fontes artificiais de comida, aumenta o risco de surtos de doenças como leptospirose, salmonelose e outras infecções que podem eventualmente cruzar a barreira entre espécies. 

A habitução, como é chamada a perda do medo natural de humanos, é outra consequência desses hábitos. Quando capivaras, cutias e demais animais passam a associar pessoas à comida fácil, tornam-se menos ariscos e mais propensos a se aproximar em busca de alimento. Isso aumenta o potencial de acidentes, como mordidas, arranhões ou confrontos com animais domésticos e, principalmente, coloca os próprios animais em maior risco de atropelamentos, captura ilegal e até depreciação por moradores que os consideram incômodos. 

A proximidade repetida entre animais selvagens e pets domésticos cria um outro vetor de perigo: o contato entre espécies. Cães e gatos que brincam ou lutam com quatis ou pombas podem ser feridos e também atuar como intermediários na transmissão de zoonoses. Parasitas como carrapatos e pulgas, assim como vírus e bactérias, circulam com mais facilidade em pontos de agregação, podendo repercutir em problemas de saúde tanto para os pets quanto para os humanos que deles cuidam. 

Também é importante eu compartilhar aqui o ponto de vista legal. O Brasil conta com a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), que trata dos crimes contra a fauna e prevê sanções para práticas que comprometam a integridade e o bem-estar de animais silvestres. Embora a lei esteja mais explicitamente associada a maus-tratos e à captura ilegal, atos que perturbem o comportamento natural e favoreçam a dependência dos animais em relação aos humanos podem ser interpretados como formas de abuso ou interferência indevida em seu ciclo natural de vida e sim, pode ocorrer uma responsabilização civil e criminal. 

Quero, neste nosso papo de hoje, deixar claro que você não precisa afugentar estes animais ou ficar com medo deles. Bem ao contrário. Aproveite a aparição pontual deles para apreciar a exuberante vida selvagem. Seja uma cutia no quintal, um pombo no parque, quatis nas árvores próximas do seu prédio ou a capivara na beira do rio, tome distância, mas observe, veja como a natureza é maravilhosa e o ambiente é muito melhor quando há a convivência entre as espécies. 

Saiba mais sobre esse assunto assistindo ao vídeo:


Se você tem dúvidas sobre o assunto, deixe seu comentário aqui no Portal Bnu ou no meu instagram @vetcarlossansao


Saiba mais sobre o Dr. Carlos Sansão

Carlos Sansão, natural de Blumenau, desenvolveu um amor pelos animais desde a infância, proporcionado pelos pais. Esse vínculo se fortaleceu ao longo dos anos durante a experiência profissional de banho e tosa de pets, com uma posterior especialização nessa área.

Hoje, ele atua como profissional liberal, faz atendimento médico veterinário em domicílio. Além disso, também desempenha voluntariado em projetos de resgates de animais em situação de maus-tratos e vulnerabilidade.

Como colunista do Portal Bnu, o objetivo é falar da medicina veterinária de uma forma mais próxima das pessoas. Toda semana, as colunas trarão novidades e tirarão dúvidas, dedicando o espaço para assuntos que importam à comunidade, principalmente para aqueles que amam os animais e têm os seus pets de companhia. 

Compartilhe

Relacionadas

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Colunas

X
BLUMOB

© 2025 Criado com Edem Comunicação

O PortalBnu é o portal de Notícias da sua região. Fique atualizado com as principais notícias de Santa Catarina, Brasil e do Mundo.

Contatos

(47) 93382-7016
Blumenau / SC / Brasil