contato@portalbnu.com.br

PortaBnu / Notícias / Economia / Produtores descartam cebolas em Aurora e Ituporanga decreta emergência

Produtores descartam cebolas em Aurora e Ituporanga decreta emergência

Preço pago ao agricultor não cobre custos do trabalho

Cenas registradas em Aurora, no Alto Vale do Itajaí, mostram produtores descartando parte da safra de cebola na rodovia e utilizando o alimento como adubo. A medida extrema ocorre porque o valor pago pelo mercado não tem sido suficiente para cobrir os custos da produção.

O principal entrave apontado pelos produtores é a diferença entre o alto custo de produção e o baixo valor pago pelo mercado. Atualmente, o quilo da cebola tem sido vendido entre R$ 1 e R$ 1,20, patamar considerado insuficiente para cobrir despesas básicas como insumos, mão de obra e transporte.

A crise, porém, não é exclusiva de Aurora. Em Ituporanga, terra da cebola, a prefeitura publicou decreto na última quinta-feira, dia 5, declarando situação de emergência econômica no setor agrícola, com foco na cadeia produtiva da cebola, principal atividade do município

A medida foi motivada pela queda acentuada no preço de comercialização, atualmente abaixo do custo médio de produção. O cenário tem provocado prejuízos aos agricultores, comprometido a renda das famílias rurais e gerado reflexos diretos na economia dos municípios.

Reconhecida nacionalmente como polo produtor, com o decreto, Ituporanga fica autorizada a adotar ações administrativas para reduzir os efeitos da crise.

A situação de emergência tem validade inicial de 180 dias e pode ser prorrogada conforme avaliação técnica da Secretaria Municipal de Agricultura, responsável pelo monitoramento contínuo do setor.

Compartilhe

Relacionadas

Jardim da Saudade

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Colunas

X
BLUMOB

© 2025 Criado com Edem Comunicação

O PortalBnu é o portal de Notícias da sua região. Fique atualizado com as principais notícias de Santa Catarina, Brasil e do Mundo.

Contatos

(47) 93382-7016
Blumenau / SC / Brasil