Relembre os fatos curiosos que marcaram a história da região
PRF apreende em Blumenau carga de anabolizantes do Paraguai avaliada em R$ 200 mil
Vídeo divulgado pela PRF mostra o momento em que os
Relembre os fatos curiosos que marcaram a história da região

Ao longo dos anos, Blumenau e cidades da região foram palco de acontecimentos curiosos, importantes e, muitas vezes, pouco lembrados. Confira alguns dos fatos curiosos que aconteceram há várias décadas por aqui em um dia 2 de fevereiro:
Manuel Escudeiro Ferreira de Souza assume o governo de SC
No dia 2 de fevereiro de 1749, há 277 anos, tomou posse como governador da Capitania de Santa Catarina o coronel Manuel Escudeiro Ferreira de Souza, cargo que ocupou até 25 de outubro de 1753. Natural de Lisboa, iniciou a carreira militar em Portugal, alcançando o posto de coronel de infantaria em 1728. Antes de assumir o governo catarinense, foi governador do Castelo de São João Batista, na Ilha Terceira, nos Açores. Durante sua administração em Santa Catarina, recebeu casais de imigrantes açorianos e madeirenses, além de criar a Ouvidoria, a Provedoria da Fazenda Real e iniciar as obras da Igreja Matriz de Desterro, atual Florianópolis.
Nascimento de Hermann Wendeburg
No dia 2 de fevereiro de 1826, há 200 anos, nasceu em Foerste, na região de Hildesheim, Alemanha, Hermann Wendeburg, que mais tarde teria papel relevante na administração da Colônia Blumenau. Ele emigrou para o Brasil e chegou à colônia em 15 de julho de 1853, onde passou a atuar como vice-diretor e guarda-livros desde sua chegada. Wendeburg exerceu essas funções por quase três décadas, até seu falecimento, em 1881.
Nascimento de Carlos Klein
Em 2 de fevereiro de 1849, há 177 anos, nasceu na Silésia, Carlos Klein, que mais tarde se tornaria uma figura relevante na formação da Colônia Blumenau. Klein chegou ao Brasil ainda criança, em 1856, acompanhado do pai, Teodoro Klein. Em Blumenau, construiu uma trajetória marcada pela atuação como agrimensor e professor primário, além de se destacar na literatura. Produziu contos e novelas inspirados na vida colonial, retratando o cotidiano dos imigrantes e os desafios da colonização. Entre suas obras mais conhecidas está “Os sinos de prata de Vila Rica”, publicada em jornais e revistas da época.
Joinville autoriza projeto pioneiro de iluminação elétrica urbana
Já no dia 2 de fevereiro de 1897, há 129 anos, o Conselho Municipal de Joinville aprovou a Lei nº 20, autorizando o então executivo municipal, representado pelo Dr. Frederico Bruestlein, a contratar a empresa alemã Siemens & Halske, de Berlim, para implantar o serviço de iluminação elétrica nas ruas da cidade. Apesar do caráter pioneiro, o projeto acabou não sendo concretizado.
Inauguração da Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes
E, no dia 2 de fevereiro de 1898, há 128 anos, foi inaugurada a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, localizada às margens do rio Itajaí-Açu, em frente à cidade de Itajaí, no atual município de Navegantes. A construção da capela teve início em março de 1897 e foi resultado da mobilização da comunidade local, com destaque para Manoel dos Santos Gaia, português natural de Vila Nova de Gaia e proprietário do lanchão “São João”, que fazia a rota entre os portos de Itajaí e Santos.
Vídeo divulgado pela PRF mostra o momento em que os
Procedimento já beneficiou 30 mulheres e permite diagnóstico e tratamento
Mais movimento nas ruas pede planejamento, paciência e respeito às
Melhorias em ruas da Região Norte somam investimento de cerca
Fique por dentro dos principais destaques esportivos
Confira a nova coluna da astróloga e taróloga Rosane Kurzhals
© 2025 Criado com Edem Comunicação
O PortalBnu é o portal de Notícias da sua região. Fique atualizado com as principais notícias de Santa Catarina, Brasil e do Mundo.
(47) 93382-7016
Blumenau / SC / Brasil
Tenho casa em Navegantes há 46 anos. A cidade cresceu muito nestes últimos anos. Apesar do crescimento econômico, ainda há muito o que fazer. Por exemplo, poderiam investir em redes de esgoto.