Programa estadual permitirá até 15 cirurgias mensais para pacientes de Blumenau e região
VÍDEO: veja como foi a queima de fogos e a festa de Réveillon em Blumenau
Milhares de pessoas se reuniram no Centro de Blumenau para
Programa estadual permitirá até 15 cirurgias mensais para pacientes de Blumenau e região

O Hospital Santo Antônio (HSA), de Blumenau, realizou nesta semana a primeira cirurgia de revisão de prótese de quadril com incentivo do governo de Santa Catarina. Instituído pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em outubro de 2025, o Programa de Revisão de Quadril e Joelho prevê o pagamento de um valor diferenciado e adicional para a realização desses procedimentos.
A iniciativa busca reduzir a fila e o tempo de espera por cirurgias ortopédicas de alta complexidade no Sistema Único de Saúde (SUS). E, com o incentivo estadual, o valor pago por uma cirurgia de revisão de quadril pode ultrapassar R$ 40 mil, um aumento de cerca de 176% em relação ao repasse previsto na tabela do SUS, atualmente fixado em R$ 14,5 mil.
O valor maior é devido à complexidade dos casos, que, além da troca da prótese, frequentemente exigem enxertos ósseos e o uso de órteses, próteses e materiais especiais (OPMEs) de maior resistência e qualidade.
O procedimento foi feito em um paciente do sexo masculino, de 71 anos, residente de Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina. A cirurgia foi realizada pelo Dr. Carlos Pfiffer, especialista em cirurgia do quadril, com o apoio do grupo de ortopedia do Hospital Santo Antônio, que conta ainda com os médicos Dr. Rodrigo Aurélio Monari e Dr. Amadeu Davoglio Lorga.
Sobre a cirurgia
Diagnosticado com artrose do quadril, o paciente foi submetido à colocação de uma prótese. Posteriormente, o primeiro implante apresentou complicações, exigindo uma cirurgia de revisão com a troca da prótese e a implantação de novos componentes.
“Com o passar do tempo, os implantes apresentaram sinais de soltura, ou seja, perda da fixação adequada ao osso”, explica Dr. Carlos Pfiffer.
A nova cirurgia para a substituição completa da prótese utiliza componentes em sua maioria importados, indicados para casos complexos e com maior grau de dificuldade técnica.
“O objetivo do procedimento é restabelecer a estabilidade da articulação, aliviar a dor e melhorar a mobilidade do paciente”, conclui o ortopedista e traumatologista, Dr. Carlos Pfiffer. O paciente está em recuperação e em acompanhamento pela equipe do hospital.
Programa estadual
A meta da instituição, com o Programa de Revisão de Quadril e Joelho, é realizar 15 cirurgias de revisão de quadril por mês, atendendo Blumenau e região. “Essa conquista solidifica a instituição como uma referência em procedimentos ortopédicos. Pacientes que enfrentam problemas ortopédicos severos, como dores crônicas e limitações de movimento, poderão finalmente ter o alívio por meio dessas cirurgias, melhorando assim sua qualidade de vida”, ressalta Rafael Bertuol, Gerente Geral do Hospital Santo Antônio.
Milhares de pessoas se reuniram no Centro de Blumenau para
Relembre os fatos curiosos que marcaram a história da região
Confira a previsão do tempo detalhada do AlertaBlu
Babalorixá aponta influência de Ogum e Iansã, com impactos na
Programa estadual permitirá até 15 cirurgias mensais para pacientes de
© 2025 Criado com Edem Comunicação
O PortalBnu é o portal de Notícias da sua região. Fique atualizado com as principais notícias de Santa Catarina, Brasil e do Mundo.
(47) 93382-7016
Blumenau / SC / Brasil