contato@portalbnu.com.br

VIACREDI

Festas de fim de ano são um desafio para quem está em processo de luto

Especialista explica por que o período pode intensificar emoções e reforçam a importância do acolhimento

Enquanto muitas pessoas vivem o clima de celebração das festas de fim de ano, outras enfrentam um período de maior sensibilidade emocional. No Dia da Lembrança, celebrado nesta sexta-feira, dia 26, especialistas reforçam que o luto pode se tornar ainda mais desafiador nesta época, quando as recordações de quem já se foi ficam mais presentes.

Estar em família depois da perda de alguém querido, lidar com lembranças, participar de momentos de comemoração e até pensar em planos para o novo ano são tarefas que podem intensificar sentimentos de tristeza, saudade e estranhamento.

A psicóloga clínica Carmen Clímaco explica que o luto se manifesta de maneira silenciosa e, muitas vezes, inesperada.

“Um aniversário, ao ouvir uma música, ao revisitar um lugar, ao ver uma foto antiga ou até mesmo uma conquista que tenhamos na vida e queríamos compartilhar com alguém que já não está aqui. Ele não tem uma data marcada. Ele vai se manifestar quando a memória encontrar o afeto e o afeto vai esbarrar na ausência. Cada pessoa vai viver o luto de uma maneira muito singular. Não existe um caminho certo, um tempo determinado para superar. Pode ser acompanhado de altos e baixos. Tem dias que vamos ter saudade intensa, tem dias que vão ser mais leves, tem dias de estranhamento quando tudo parece voltar ao normal e tem aquela sensação de que falta alguma coisa. Então, falar sobre luto durante todo o ano é fundamental”, diz.

Para ela, é importante, antes de tudo, procurar apoio. “Cada um vai buscar a sua forma de apoio: com familiares, com amigos, profissionais da saúde mental, pessoas que possam trazer acolhimento e segurança para atravessar esse momento que não é fácil. O luto, ele não é sobre esquecer quem se foi, mas ele é sobre aprender a continuar”, conta.

Para quem sente necessidade de conversar ou busca apoio emocional, o Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece atendimento de graça e 24 horas pelo telefone 188.

*Com informações da Agência Brasil

Compartilhe

Relacionadas

Notícias

Colunas

X
BLUMOB

© 2025 Criado com Edem Comunicação

O PortalBnu é o portal de Notícias da sua região. Fique atualizado com as principais notícias de Santa Catarina, Brasil e do Mundo.

Contatos

(47) 93382-7016
Blumenau / SC / Brasil