Especialistas da Celesc orientam sobre temperatura ideal e hábitos que ajudam a reduzir o consumo de energia
Celebrações, conquistas e pessoas que foram destaque nos últimos dias
Confira a nova coluna de Gustavo Siqueira no Portal Bnu
Especialistas da Celesc orientam sobre temperatura ideal e hábitos que ajudam a reduzir o consumo de energia

Com a chegada do verão e das altas temperaturas, o uso do ar-condicionado se intensifica e acaba se tornando um dos principais responsáveis pelo aumento da conta de energia elétrica. Para evitar gastos excessivos no fim do mês, especialistas alertam que alguns cuidados simples no uso do equipamento podem fazer a diferença.
Segundo o engenheiro eletricista Rodrigo Hoffmann, que atua na Divisão de Eficiência Energética da Celesc, regular o ar-condicionado em temperaturas muito baixas é um dos erros mais comuns. “Muitas pessoas ajustam o aparelho para 16°C, mas, na prática, essa temperatura dificilmente será atingida, principalmente quando a temperatura externa está acima dos 30°C. Isso faz com que o equipamento trabalhe continuamente, consumindo mais energia”, explica.
A recomendação é manter o ar-condicionado ajustado entre 23°C e 24°C. Essa diferença de temperatura já garante conforto térmico e reduz significativamente o consumo de energia.
Outro ponto importante é manter o ambiente bem vedado. Portas e janelas abertas permitem a troca de calor com o exterior, forçando o aparelho a funcionar por mais tempo.
Principais recomendações da Celesc para o verão
Prefira modelos Split Inverter com selo Procel, instale o aparelho em locais protegidos do sol e evite manter portas e janelas abertas enquanto estiver ligado.
Ajuste o termostato conforme a estação, verifique a vedação das borrachas e evite abrir a porta com frequência.
São opções mais econômicas e podem ajudar a refrescar o ambiente quando bem posicionados.
Aparelhos em espera continuam consumindo energia. Desligá-los da tomada pode gerar economia ao longo do mês.
Conhecer o gasto de cada equipamento ajuda no planejamento. Uma air fryer, por exemplo, pode consumir em 30 minutos o equivalente a várias lâmpadas ligadas por horas.
Reduzir o tempo de banho e utilizar o modo verão diminui o consumo. Sistemas de aquecimento solar são alternativas para reduzir o uso de energia no longo prazo.
Confira a nova coluna de Gustavo Siqueira no Portal Bnu
Serão preenchidas 1.465 vagas com remuneração de R$ 9 mil
Relembre quais foram os investimentos da Prefeitura de Blumenau no
Especialistas da Celesc orientam sobre temperatura ideal e hábitos que
Redução média de 12% nas tarifas foi aprovada pela Aresc
Ele ficou entre os 16 brasileiros que gabaritaram a prova
© 2025 Criado com Edem Comunicação
O PortalBnu é o portal de Notícias da sua região. Fique atualizado com as principais notícias de Santa Catarina, Brasil e do Mundo.
(47) 93382-7016
Blumenau / SC / Brasil