Blumenau encerra 2025 com um cenário positivo no combate à dengue. Neste ano, a cidade não registrou nenhuma morte causada pela doença, contrastando com as 39 vítimas registradas em 2024. O número de casos confirmados também diminuiu, passando de 59.229 no ano passado para 410 neste ano.
Segundo a prefeitura, os resultados são fruto da união entre estratégias tradicionais e novas tecnologias. Ao longo do ano, mais de 387 mil imóveis foram vistoriados, com apoio de ferramentas de georreferenciamento que permitem mapear focos e casos em tempo real. Drones também foram usados para identificar criadouros em locais de difícil acesso, como telhados e residências fechadas.
Outra frente importante foi a implementação do Método Wolbachia em 11 bairros de Blumenau, com a liberação de cerca de 10,6 milhões de mosquitos Aedes aegypti com a bactéria que impede a transmissão do vírus.
Com relação à limpeza urbana, os mutirões resultaram no recolhimento de mais de 300 toneladas de materiais e o descarte correto de 1.851 pneus, eliminando potenciais criadouros.