Beleza, tranquilidade e alívio para o calor: conheça os parques e recantos naturais de Blumenau
Além de uma boa opção para fugir das altas temperaturas, os recantos naturais da Região Sul de Blumenau chamam a atenção pelas suas belezas
PortalBnu
25 de dezembro de 2025
Verão, férias e feriados de fim de ano. O tempo livre chegou e você está procurando o que fazer com a família em Blumenau? A cidade tem algumas opções de lazer nesta época do ano e uma delas é se refrescar nos recantos naturais da Região Sul da cidade.
Além de uma boa opção para fugir das altas temperaturas, os recantos naturais da Região Sul de Blumenau chamam a atenção pelas suas belezas. A região tem estabelecimentos à beira do Ribeirão Garcia, que garante água gelada para se refrescar do calor. Um desses locais fica no bairro Progresso e é o Portal do Sol, um parque aquático com piscinas, toboáguas e tobogãs.
Foto: Portal do Sol/ Reprodução
Na Nova Rússia, em um trajeto com pouco mais de 10 quilômetros funcionam três recantos naturais, um café colonial, uma pousada e um eco museu, além do Parque das Nascentes.
O Recanto Silvestre é atualmente o mais antigo da região. Tem locais para banho, serve almoço aos visitantes de quinta a domingo, possui quiosques com churrasqueiras e espaço para eventos. O Recanto Arno Schmidt fica às margens de piscinas naturais impressionantes.
O Recanto Paraíso do Miguel conta com campo de futebol e oferece almoço caseiro feito em fogão a lenha. Os recantos funcionam o ano todo e contam com serviços de bar e restaurante e com infraestrutura para que o visitante passe o dia.
Foto: Recanto Paraíso do Miguel/ Reprodução
O Rancho do Willy é o local ideal para que os quitutes mais tradicionais e caseiros sejam saboreados. A Pousada Rio da Prata promove expedições monitoradas aos inativos túneis da Mina da Prata e a diversas trilhas do Parque Nacional da Serra do Itajaí. Também está localizada à beira do rio e oferece hospedagem em chalés individuais.
Na Nova Rússia fica também o Eco Museu Dr. Agobar Fagundes. No Brasil, existem apenas outros sete eco museus, que operam de forma muito diferente dos museus convencionais. Seus objetos de exposição são a própria flora, fauna e população locais e seus salões são trilhas no meio da mata e o leito do rio que corta a propriedade.
No eco museu, a forma de preservar a cultura local e o meio-ambiente é observá-los e estudá-los em sua forma primitiva, promovendo e estimulando o desenvolvimento de estudos sobre os valores culturais, práticas e símbolos de identidade social da comunidade local.
Foto: Parque das Nascentes / Reprodução
O Parque Natural Municipal Nascentes do Garcia foi criado em 1998, está inserido no Parque Nacional da Serra do Itajaí, criado em 2004. É uma importante área de preservação da biodiversidade, sendo um dos últimos grandes remanescentes de Floresta Atlântica no Sul do Brasil, com uma área aproximada de 5,3 mil hectares.
O parque, que recentemente ficou fechado por quatro meses, abre aos sábados e domingos, das 8h às 16h, sem cobrança de ingressos. Mas atenção, durante as férias coletivas da prefeitura, que vão até o dia 12 de janeiro, o parque fica fechado. Após essa data, volta a normalidade. O local tem trilhas, como a Trilha da Chuva e a Trilha do Morro do Sapo, que tem um mirante com uma belíssima vista para a floresta.