contato@portalbnu.com.br

Blumenau tem aumento de casos de esporotricose em animais; doença pode ser transmitida para humanos

Saiba como prevenir e o que fazer quando identificar a doença

Entre o fim de 2025 e o início de 2026 Blumenau teve aumento de casos de esporotricose em cães e gatos. A doença, que pode ser transmitida para humanos, atingiu diversos animais da cidade, o que tem sido registrado também em outros municípios de Santa Catarina.

A esporotricose é um fungo presente no solo e em materiais orgânicos como plantas. A doença gera feridas profundas, com presença de secreção e dificuldade de cicatrização, localizadas principalmente na face, orelhas e patas de cães e gatos.

A doença é transmitida, principalmente, por meio de arranhões ou mordidas de animais infectados, especialmente gatos. A esporotricose pode atingir a pele, os vasos linfáticos, ossos e outros órgãos, manifestando-se, entre outros sintomas, por feridas que não cicatrizam.

Como forma de prevenção, a orientação é para que tutores redobrem os cuidados ao passearem na rua com seus animais e procurem atendimento veterinário ao perceber qualquer sinal suspeito. A população também deve ter atenção ao lidar com animais em situação de rua.

“Diante de qualquer sintoma, é importante buscar atendimento veterinário com agilidade. Já nos casos de animais em situação de rua que apresentem feridas ou sinais suspeitos, a orientação é acionar o serviço municipal para que as providências adequadas sejam tomadas”, destaca o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Robson Tomasoni.


LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: mulher pede ajuda da PRF para chegar a tempo de transplante em Blumenau; “não ia conseguir”
Vacina contra a dengue chega a mais adolescentes em Santa Catarina
Justiça autoriza recuperação judicial e Metropolitano avança para reconstrução

Compartilhe

Relacionadas

Notícias

Colunas

X
BLUMOB

© 2025 Criado com Edem Comunicação

O PortalBnu é o portal de Notícias da sua região. Fique atualizado com as principais notícias de Santa Catarina, Brasil e do Mundo.

Contatos

(47) 93382-7016
Blumenau / SC / Brasil