Espécie percorre grandes áreas e pode cruzar zonas habitadas durante deslocamentos noturnos
Blumenau volta a ser sede dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina
Fique por dentro dos principais destaques esportivos
Espécie percorre grandes áreas e pode cruzar zonas habitadas durante deslocamentos noturnos

Um puma (Puma concolor), também conhecido como leão-baio, foi registrado no fim de semana circulando durante a madrugada em uma área urbana de Taió, no Alto Vale do Itajaí. O vídeo foi divulgado pelo perfil Fauna Blumenau, no Instagram, que costuma reunir imagens de fauna silvestre de toda a região.
O registro chamou a atenção de moradores e reforçou um comportamento já observado em diferentes cidades, o de grandes felinos atravessando zonas habitadas durante deslocamentos noturnos.
Na Mata Atlântica, estudos indicam que a área de vida do puma pode variar de 50 a 300 quilômetros quadrados, dependendo do sexo, da oferta de presas e das condições do ambiente. Por percorrer longas distâncias, o animal ocasionalmente cruza áreas urbanizadas, especialmente onde há perda de cobertura florestal e fragmentação do habitat.
Na publicação, o perfil explica que essa presença de pumas em regiões próximas às cidades está diretamente ligada à pressão sobre áreas naturais. Redução de mata nativa, expansão urbana e diminuição da disponibilidade de presas são alguns dos fatores que aumentam esses deslocamentos.
Apesar da curiosidade gerada pelos registros, a orientação é de que as observações devem ser feitas à distância, evitando qualquer tentativa de aproximação ou interação com o animal.
Confira o vídeo:
Comportamento e características da espécie

O puma é o segundo maior felino das Américas e possui grande capacidade de deslocamento e salto, podendo pular mais de cinco metros em uma única investida. Ele possui dieta carnívora e oportunista, se adaptando às presas disponíveis.
No Brasil, está presente em todos os biomas, embora com populações reduzidas em diversas regiões. Na Mata Atlântica, estima-se que o número efetivo da população seja de cerca de 1.000 indivíduos, ameaçados pela perda de habitat, urbanização e atropelamentos.
Embora não seja classificado como ameaçado no Brasil pelo ICMBio nem no cenário global pela IUCN, segundo a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), em Santa Catarina o puma é considerado Vulnerável (VU) à extinção. Desde 2010, o Projeto Conservação de Carnívoros do Parque Nacional da Serra do Itajaí desenvolve pesquisas para compreender melhor a espécie na região.
Fique por dentro dos principais destaques esportivos
Investimentos feitos ao longo do ano reforçam os indicadores positivos
Ação busca reunir assinaturas para proposta que trata da presença
Em Blumenau, cinco apostas acertaram a quadra
Relembre os fatos curiosos que marcaram a história da região
Suspeito possui histórico relacionado a tráfico de drogas e agressão
© 2025 Criado com Edem Comunicação
O PortalBnu é o portal de Notícias da sua região. Fique atualizado com as principais notícias de Santa Catarina, Brasil e do Mundo.
(47) 93382-7016
Blumenau / SC / Brasil