Problema antigo se agravou no fim de 2025 e início de 2026
Moradores de rua em Indaial enfrentam anos de falta de água constante
Problema antigo se agravou no fim de 2025 e início
Problema antigo se agravou no fim de 2025 e início de 2026

Moradores da Rua Bagé, no bairro Encano do Norte, em Indaial, denunciam problemas recorrentes de falta de água há vários anos. Segundo relatos, o abastecimento é irregular e, quando ocorre, geralmente acontece apenas durante a madrugada. A situação, que já era considerada crítica, teria se agravado no fim de 2025 e no início de 2026.
Dulce Westphal, que vive na rua há mais de 35 anos, afirma não se lembrar de um período sequer com abastecimento normal por uma semana inteira. “A falta de água é crônica. A água chega de madrugada. A gente tem que lavar roupa e limpar a casa de noite”, relata.
Além dos transtornos na rotina, a escassez de água compromete necessidades básicas. Dulce conta que, após um dia de trabalho, precisa levar os filhos até a casa da mãe, de quase 80 anos, para conseguir tomar banho. “A gente paga caro por esse bem e não tem. Muitas vezes não tem nem água para beber”, desabafa.
Mesmo com pouco ou nenhum abastecimento, as faturas continuam chegando com valores elevados. Sueli Franz, moradora da rua Bagé, comenta que a água costuma chegar por volta da meia-noite e é interrompida nas primeiras horas da manhã. “A caixa nem chega a encher e eu passo o dia todo economizando”, explica.
Sueli chegou a ficar cinco dias consecutivos sem água e precisou buscar água na casa da mãe para consumo e higiene. Ainda assim, recebeu contas que variaram entre R$ 273 e R$ 955. “Eu pago o ar. Água eu não tenho”, afirma.

De acordo com Lenir Fiuza, a comunidade estava 16 dias sem água a partir de 25 de dezembro e, após poucos dias de abastecimento, voltou a enfrentar um novo período de desabastecimento que já ultrapassa duas semanas. “Passamos o Natal sem água, comprando água para conseguir se virar”, comenta a moradora.
A reportagem procurou pela Casan e aguarda retorno sobre as reclamações dos moradores da Rua Bagé, no bairro Encano do Norte.
Diante das reclamações recorrentes em diferentes regiões da cidade, o Procon de Indaial informou que intensificou, nos últimos dias, a fiscalização e o acompanhamento das constantes falhas no abastecimento de água no município. O órgão confirmou que bairros como Encano do Norte, Encano Baixo, João Paulo II, Mulde, Carijós, Estrada das Areias e Warnow estão entre os mais afetados.
Problema antigo se agravou no fim de 2025 e início
Fique por dentro dos principais destaques esportivos
Iniciativa já atendeu cerca de 500 empreendedores ao longo do
Homem foi localizado em Camboriú depois de investigação da Delegacia
Trânsito segue lento apesar da liberação da pista
Ação teve o objetivo de coletar evidências relacionadas a uma
© 2025 Criado com Edem Comunicação
O PortalBnu é o portal de Notícias da sua região. Fique atualizado com as principais notícias de Santa Catarina, Brasil e do Mundo.
(47) 93382-7016
Blumenau / SC / Brasil