Equipamento fornecia menos gasolina do que o registrado no visor
Estudantes de Blumenau vão receber uniforme e material escolar em 2026
Prefeitura confirmou a entrega e anunciou novos parques infantis para
Equipamento fornecia menos gasolina do que o registrado no visor

Uma bomba de gasolina de um posto localizado no bairro Ponta Aguda, em Blumenau, foi interditada depois de uma fiscalização do Procon municipal em ação conjunta com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A força-tarefa, que aconteceu no começo desta semana, teve como foco verificar a quantidade e a qualidade dos combustíveis ofertados na cidade.
Durante a vistoria, foi constatado que a bomba liberava um volume menor do que o indicado no visor. A irregularidade contraria a Resolução ANP nº 948/2023, que proíbe o fornecimento de combustível em quantidade diferente da registrada, respeitando os limites de tolerância definidos pelo Inmetro.
Pela Portaria Inmetro nº 227/2022, é permitido um erro máximo de 0,5%, equivalente a 100 mL a cada 20 litros, margem que não foi respeitada pelo equipamento fiscalizado.
Diante da constatação, a ANP autuou o estabelecimento e determinou a interrupção imediata do uso da bomba até a regularização. O posto tem 15 dias para apresentar defesa.
“Desde janeiro deste ano, o Procon intensificou em muito a fiscalização junto aos postos de combustíveis da cidade, ainda que dentro de suas limitações legais. Estamos realizando ações conjuntas com IMETRO/SC e agora com a ANP também, para fiscalizar não só a quantidade, mas também a qualidade do combustível fornecido”, informou o Coordenador Geral do Procon, Cezar Campesatto.
O Procon de Blumenau também irá divulgar em breve a segunda etapa do pente fino realizado com referência aos preços dos combustíveis.
Prefeitura confirmou a entrega e anunciou novos parques infantis para
Confira a nova coluna do médico veterinário clínico e cirurgião,
Museu, coleções exclusivas e outlet de fábrica fazem da Mozart
Mandados foram cumpridos nesta quinta-feira pela Delegacia de Combate à
Investigação apura prejuízo superior a R$ 3 milhões aos cofres
© 2025 Criado com Edem Comunicação
O PortalBnu é o portal de Notícias da sua região. Fique atualizado com as principais notícias de Santa Catarina, Brasil e do Mundo.
(47) 93382-7016
Blumenau / SC / Brasil