contato@portalbnu.com.br

Segurança pública avança em Blumenau, aponta balanço da Polícia Militar

Dados foram apresentados durante entrevista ao Jornal da 106

Blumenau encerrou 2025 com redução nos homicídios em relação ao ano anterior. Os dados foram apresentados pelo comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar, Heintje Heerdt, durante entrevista ao Jornal da 106, na última semana.

De acordo com o comandante, o município contabilizava até então, 10 homicídios em 2025, contra 16 registrados em 2024. Para uma cidade com cerca de 400 mil habitantes, o número é considerado baixo e coloca Blumenau entre as cidades médias mais seguras do país

Segundo Heerdt, o resultado é fruto de um trabalho contínuo da Polícia Militar, aliado à atuação integrada com outras forças de segurança e à Rede Catarina, programa da PM voltado ao atendimento e à prevenção da violência doméstica. A iniciativa acompanha mulheres com medidas protetivas, orienta sobre os tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha e oferece o chamado “botão do pânico”, disponível no aplicativo PMSC Cidadão.

O comandante destacou que o acionamento do botão do pânico garante atendimento prioritário e rápido às vítimas, com geolocalização em tempo real. 

Tráfico de drogas e consumo

Durante a entrevista, o comandante também comentou sobre o combate ao tráfico de drogas. Segundo ele, houve aumento no consumo, impulsionado pela banalização do uso de entorpecentes e pela redução de campanhas educativas. Em 2025, embora o número de ocorrências de tráfico tenha se mantido estável, as apreensões cresceram significativamente.

Somente em duas grandes operações, foram apreendidos cerca de 750 quilos de drogas, incluindo ações em apoio à Polícia Federal e à Polícia Rodoviária Estadual.

Outro ponto destacado foi a aplicação da nova legislação estadual que permite a multa administrativa para posse e consumo de maconha em locais públicos. Desde o início da medida, em 23 de outubro, cerca de 150 multas já foram aplicadas em Blumenau, o que, segundo o comandante, tem efeito educativo e auxilia no trabalho policial.

Projetos e expectativas para 2026

Para 2026, a Polícia Militar pretende ampliar ações preventivas, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Em 2025, cerca de 3.600 alunos foram atendidos, e a meta é aumentar esse número no próximo ano.

Também há a expectativa de reforço no efetivo com a chegada de militares temporários, além de investimentos na aquisição de viaturas, armamentos incapacitantes e melhorias na estrutura do quartel do 10º BPM, especialmente para reduzir impactos de enchentes.

Confira todos os detalhes da entrevista no vídeo abaixo:

Compartilhe

Relacionadas

Notícias

Colunas

X
BLUMOB

© 2025 Criado com Edem Comunicação

O PortalBnu é o portal de Notícias da sua região. Fique atualizado com as principais notícias de Santa Catarina, Brasil e do Mundo.

Contatos

(47) 93382-7016
Blumenau / SC / Brasil