PortaBnu/Notícias/Meninas Digitais: projeto incentiva jovens de Blumenau a seguirem na tecnologia
Meninas Digitais: projeto incentiva jovens de Blumenau a seguirem na tecnologia
No Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, professora conta sobre os desafios e avanços da inclusão feminina na computação
PortalBnu
11 de fevereiro de 2026
16:00
Encontro do projeto Meninas Digitais - Foto: Reprodução
Por que as meninas deixam a tecnologia, mesmo tendo bom desempenho em matemática e ciências? Números indicam que, nos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação da Universidade Regional de Blumenau (Furb), apenas 150 dos 816 estudantes matriculados são mulheres.
Outras pesquisas também apontam que, aos 11 anos, meninas se sentem capazes de seguir na área tecnológica, mas, aos 15, a maioria já não considera essa possibilidade, muitas vezes por falta de incentivo e representatividade. Os dados foram apresentados pela professora Andreza Sartori, coordenadora do projeto projeto Meninas Digitais Vale do Itajaí, em entrevista ao Jornal da 106, parceiro do PortalBnu.
O tema foi discutido em alusão ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, comemorado nesta quarta-feira, dia 11 de fevereiro. Segundo a professora, o projeto oferece aulas, oficinas e palestras de graça para aproximar meninas da região do universo da computação, com foco especial naquelas em situação de vulnerabilidade social.
Confira todos os detalhes do projeto Meninas Digitais na entrevista abaixo: