contato@portalbnu.com.br

UNISOCIESC

Há 104 anos: chegava à Blumenau o Dr. Alfred Hoess

Relembre alguns fatos curiosos que marcaram a história da região

Ao longo dos anos, Blumenau e cidades do estado foram palco de acontecimentos curiosos, importantes e, muitas vezes, pouco lembrados. Confira alguns dos fatos curiosos que aconteceram há várias décadas por aqui em um dia 8 de dezembro:

Posse de Joaquim Xavier Curado como governador de SC

Em 8 de dezembro de 1800, há 225 anos, o militar Joaquim Xavier Curado, então coronel, assumiu oficialmente o governo da Capitania de Santa Catarina, função que exerceu até 3 de junho de 1805.

Nascido em 2 de dezembro de 1746, na antiga Meia Ponte (hoje Pirenópolis, GO), Curado ingressou na carreira militar aos 21 anos, sendo reconhecido posteriormente como o primeiro militar nascido no Brasil a alcançar postos superiores no Exército português.

Nos quase cinco anos na administração de Santa Catarina, animou o comércio, continuou os cuidados com a defesa da Ilha e território, tratou das forças policiais e, na Capital, foram construídas as edificações da casa da Fazenda Real, as igrejas de São Francisco, da Freguesia da Nossa Senhora da Lapa do Ribeirão (atual Ribeirão da Ilha), o adro da Igreja Matriz (hoje catedral) e começaram as obras da Matriz da Vila de São Miguel.

Depois de deixar o governo, representou Santa Catarina no Conselho dos Procuradores das Províncias (1822–1823). Curado morreu no Rio de Janeiro em 15 de setembro de 1830.

Lançamento de “O Expositor”

No 8 de dezembro de 1832, há 193 anos, entrava em circulação na capital da então Província de Santa Catarina o jornal “O Expositor”, órgão da Sociedade Patriótica e o segundo periódico publicado no estado. Criado por Jerônimo Coelho, considerado o Patrono da Imprensa Catarinense, o jornal tinha caráter político e cívico, discutindo temas locais em uma província recém-organizada administrativamente.

Mas “O Expositor” teve vida curta, circulando entre 1832 e 1833, complementando a atuação anterior de Coelho, que havia fundado o primeiro jornal do estado, “O Catharinense”, em 1831.

Chegada do Dr. Alfred Hoess a Blumenau

Já em 8 de dezembro de 1921, há 104 anos, desembarcava em Blumenau o médico austríaco Dr. Alfred Hoess, atendendo ao convite para atuar na região de Massaranduba, então distrito de Blumenau. Natural de Mergenhofen, Hoess se formou em medicina pela Universidade de Viena, depois de servir como oficial médico do exército austríaco na Primeira Guerra Mundial.

Estabelecido na Itoupava Rega Baixa (atual Vila Itoupava), Hoess improvisou uma pequena clínica em sua residência e se tornou referência para toda a área rural, realizando atendimentos que exigiam longas viagens a cavalo, dia e noite.

A dedicação dele motivou pessoas influentes da região, como Max Haufe, Max Wulf, Heinrich Feldmann Sênior, Erwin Manzke e outros, a fundarem a Sociedade Beneficente Misericórdia de Massaranduba, cuja administração foi entregue ao próprio Hoess.

O hospital se tornou o primeiro equipamento de saúde estruturado da região, e Hoess permaneceu na instituição por uma década. Em 1930, sua competência chamou atenção da direção do Hospital Santa Isabel, que o convidou para integrar a equipe, onde atuou por mais de 20 anos, especialmente na área cirúrgica.

Aposentado em 1951, Hoess continuou atendendo a comunidade da Vila Itoupava e manteve reputação de médico dedicado até o fim da vida. Em 1959, recebeu o título de Cidadão Blumenauense. Morreu em Blumenau em 4 de outubro de 1965.

Compartilhe

Relacionadas

Notícias

Colunas

X
BLUMOB

© 2025 Criado com Edem Comunicação

O PortalBnu é o portal de Notícias da sua região. Fique atualizado com as principais notícias de Santa Catarina, Brasil e do Mundo.

Contatos

(47) 93382-7016
Blumenau / SC / Brasil