contato@portalbnu.com.br

UNISOCIESC

Entenda o que mudou depois de um ano do incêndio na rua XV de Novembro

Ocorrência no centro de Blumenau havia mobilizado dezenas de bombeiros

Nesta sexta-feira, dia 23, completa um ano do incêndio de grandes proporções que atingiu um complexo de lojas anexo à Igreja Matriz, na rua XV de Novembro, no centro de Blumenau. A ocorrência, registrada no dia 23 de janeiro de 2025, ficou conhecida não apenas pela dimensão do fogo, mas pela complexidade da operação em um dos pontos mais movimentados e históricos da cidade.

Em entrevista ao Jornal da 106, parceiro do PortalBnu, o capitão do Corpo de Bombeiros Militar de Blumenau, Fillipi Thiago Pamplona, classificou o episódio como um marco na história da corporação e do próprio estado. “É muito raro entender um incêndio num ponto turístico. Se parar pra pensar, não é uma coisa normal. Foi notícia no mundo inteiro”, afirmou. Naquele dia, a fumaça pôde ser vista de diferentes regiões da cidade.

Segundo ele, o Corpo de Bombeiros levou cerca de oito minutos para chegar ao local depois do acionamento e, ainda no deslocamento, a equipe percebeu que se tratava de uma ocorrência de grandes proporções. “Só de ser na rua XV, a gente já pensou que não seria fácil, porque tem uma dificuldade logística de locomoção, com muitos carros e muitas pessoas”, relatou.

O prédio antigo, com grande quantidade de madeira e lojas de confecção, aumentava o risco de propagação rápida do fogo e de colapso estrutural. “Não deu 10 minutos de trabalho, um do segundo andar caiu”, relembrou Pamplona. 

A operação mobilizou quase 40 bombeiros e cerca de 20 viaturas, incluindo apoio de municípios vizinhos como Gaspar, Timbó e Indaial. Reservas técnicas de água de prédios próximos, como a igreja, o colégio e imóveis vizinhos, foram usados para garantir o abastecimento contínuo durante o combate, que durou cerca de uma hora e meia. O trabalho de rescaldo seguiu até por volta das 23h.

Causa identificada

(Foto: Divulgação CBMSC/Giovanni Silva)

A perícia apontou que o incêndio teve início depois de um curto-circuito no entrepiso de uma das lojas, em uma ligação elétrica de ar-condicionado, entre o forro e a estrutura, o que dificultou a percepção inicial do problema. O fogo se espalhou primeiro para o pavimento superior, onde havia grande volume de roupas, que acelerou as chamas.

O que mudou depois do incêndio

Rua XV de Novembro hoje

O incêndio evidenciou limitações na rede de hidrantes da região central, que é marcada por edificações antigas e infraestrutura histórica. Com isso, o Corpo de Bombeiros passou a discutir o tema com o Samae, que iniciou a ampliação da rede de hidrantes na cidade.

Segundo o capitão Pamplona, cerca de 40 novos equipamentos estão sendo instalados, com atenção especial ao centro de Blumenau. Além disso, a corporação recebeu reforço na frota, com a chegada de novos caminhões, e anunciou a ampliação do efetivo, com a incorporação de aproximadamente 100 bombeiros militares.

Outra mudança, anunciada em primeira mão na entrevista, é a abertura de um novo edital para bombeiros comunitários, ampliando a participação de voluntários nas operações.

Confira mais detalhes sobre a atuação dos bombeiros no incêndio, na entrevista abaixo:

Como acionar o Corpo de Bombeiros

Em ocorrências de grande visibilidade, como incêndios em áreas centrais, centenas de pessoas costumam ligar para o 193 ao mesmo tempo. Por isso, o Corpo de Bombeiros orienta que uma única ligação, com informações corretas, já é suficiente para o despacho das equipes.

O ideal é informar o endereço completo, com número de referência, relatar o tipo de ocorrência e manter a calma durante a ligação. Ouvir atentamente as perguntas do atendente e responder com clareza também ajuda a agilizar o envio das viaturas e garante um atendimento mais rápido e eficiente.

Compartilhe

Relacionadas

Notícias

Colunas

X
BLUMOB

© 2025 Criado com Edem Comunicação

O PortalBnu é o portal de Notícias da sua região. Fique atualizado com as principais notícias de Santa Catarina, Brasil e do Mundo.

Contatos

(47) 93382-7016
Blumenau / SC / Brasil