A expectativa do comércio é positiva para o Natal deste ano. Segundo pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio SC), o aumento previsto nas compras em relação ao ano passado é de 7,3%, com gasto médio estimado em R$ 721 por pessoa. Descontada a inflação do período, o crescimento real é de aproximadamente 2,3%.
O presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, destaca um dado relevante: 56,4% dos entrevistados afirmaram que sua situação financeira está melhor do que no ano anterior. Além disso, houve aumento de cerca de 10% no rendimento real da população ocupada no terceiro trimestre deste ano.
“Esses dois fatores ajudam a explicar o aumento da intenção de compras no Natal deste ano. É um dado bastante positivo, visto que tivemos queda no ano passado”, afirma Dagnoni. A pesquisa também aponta que o gasto médio de R$ 721 deve ser distribuído na compra de, em média, cinco presentes.
Presentes mais comuns
Entre os presentes mais procurados, o vestuário lidera com 30,9%, seguido por brinquedos (22,6%) e calçados (14,9%). Segundo Dagnoni, esses grupos formam o núcleo tradicional dos presentes de fim de ano, mantendo um padrão estável ao longo do tempo.
Formas de pagamento e local de compra
O PIX será a forma de pagamento mais utilizada, com 24,8%, seguido do cartão de débito à vista e do cartão de crédito parcelado, ambos com 20,1%. O pagamento em dinheiro caiu para 16,9%, refletindo a redução do uso de notas físicas. A pesquisa confirma uma migração contínua para meios eletrônicos desde 2018, primeiro ano do estudo, quando o PIX ainda não existia.
Quanto ao local de compra, o comércio de rua segue na liderança, com 48,1% das preferências. As compras pela internet representam 33,3% e seguem em expansão. Lojas de shopping aparecem com 15,5%, enquanto camelôs representam 2,4%.
LEIA TAMBÉM:
– Saiba quantos novos empregos foram registrados em Blumenau em 2025
– Pesquisa revela como o catarinense pretende gastar o 13º salário
– Últimos dias para negociar dívidas com desconto com a Prefeitura de Blumenau