contato@portalbnu.com.br

UNISOCIESC

Há 159 anos: Governo Imperial aprovava o Regulamento Colonial de Blumenau

Relembre os fatos curiosos que marcaram a história da região

Ao longo dos anos, Blumenau e cidades da região foram palco de acontecimentos curiosos, importantes e, muitas vezes, pouco lembrados. Confira alguns dos fatos curiosos que aconteceram há várias décadas por aqui em um 9 de janeiro:

Nascimento do autor do Hino de Santa Catarina

No dia 9 de janeiro de 1854, há 172 anos, nasceu em Goiana, em Pernambuco, o compositor José Brasilício de Souza, autor do Hino do Estado de Santa Catarina. A obra foi oficialmente adotada pela Lei nº 144, de 6 de setembro de 1895, durante o governo de Hercílio Pedro da Luz.

Aprovação do Regulamento Colonial de Blumenau

Em 9 de janeiro de 1867, há 159 anos, o Governo Imperial aprovou oficialmente o Regulamento Colonial de Blumenau, documento que buscava organizar administrativamente a colônia, que desde 1861 estava sob domínio do Império.

Foram nomeados como conselheiros: Hermann Wendeburg (presidente), Dr. Bernardo Knoblauch, Gustavo Spierling, Christovam Bauke, Guilherme Schreiber, Augusto Müller, Carlos Külps e Reinholdo Freygang.

A elaboração do regulamento havia sido solicitada ainda em 1863 ao fundador da colônia, Dr. Hermann Blumenau, que demonstrava grande preocupação com a ordem, a reputação e o bom funcionamento do empreendimento. O texto, composto por 16 artigos, tratava assuntos como a limpeza e conservação das estradas e dos arredores das residências, os impostos a ser cobrados de cada propriedade, divisão da colônia entre distritos (que elegiam seu representante a cada dois anos), as funções de cada representante e a subordinação dele ao diretório (e também a eleição e representatividade deste diretório).

Morre, em Berlim, o pastor Faulhaber

No dia 9 de janeiro de 1920, há 106 anos, faleceu em Berlim, na Alemanha, o pastor Faulhaber, que teve destaque na área educacional e cultural ligada à imigração alemã no Brasil.

Reconhecido pela atuação pedagógica, Faulhaber esteve vinculado ao movimento da Escola Nova e contribuiu para a formação de centenas de crianças em um período em que muitas ainda não dominavam o português e o ensino público era limitado.

Falecimento de Eugênio Fouquet

E em 9 de janeiro de 1937, há 89 anos, faleceu em Blumenau Eugênio Fouquet, que por muitos anos atuou como redator do jornal Der Urwaldsbote, um dos periódicos mais importantes da história da cidade.

Natural da Pomerânia, na Alemanha, Fouquet era bacharel em Direito e imigrou para o Brasil em 1893. Inicialmente trabalhou no jornal Germania, em São Paulo, até aceitar o convite para assumir a redação do Der Urwaldsbote, que havia substituído o jornal Immigrant.

Durante sua gestão, o jornal ganhou grande projeção, mas também se envolveu em polêmicas, especialmente pelas posições político-culturais em defesa da germanidade, o que gerou debates com o Blumenauer Zeitung e outros veículos da época. O Der Urwaldsbote circulou até 1941 e atualmente é considerado patrimônio cultural da cidade.

Compartilhe

Relacionadas

Notícias

Colunas

X
BLUMOB

© 2025 Criado com Edem Comunicação

O PortalBnu é o portal de Notícias da sua região. Fique atualizado com as principais notícias de Santa Catarina, Brasil e do Mundo.

Contatos

(47) 93382-7016
Blumenau / SC / Brasil