Relembre os fatos curiosos que marcaram a história da região
Trabalhadores do transporte coletivo lançam abaixo-assinado para projeto de lei
Ação busca reunir assinaturas para proposta que trata da presença
Relembre os fatos curiosos que marcaram a história da região

Ao longo dos anos, Blumenau e cidades da região foram palco de acontecimentos curiosos, importantes e, muitas vezes, pouco lembrados. Confira alguns dos fatos curiosos que aconteceram há várias décadas por aqui em um 16 de janeiro:
Início das aulas no Colégio São Paulo
Em 16 de janeiro de 1877, há 149 anos, o padre José Maria Jacobs inaugurou o então Colégio São Paulo, dando início às atividades escolares com apenas 16 crianças, entre meninos e meninas, em regime de internato. A iniciativa surgiu da necessidade de oferecer instrução aos filhos dos colonos do interior, que viviam sem acesso a estradas e escolas.
O colégio cresceu rapidamente e, em 1885, a comunidade ampliou o prédio, que se tornou o maior do recém-criado município. O ensino era dividido em três seções: elementar, complementar e particular.
Em 1896, a instituição passou a se chamar Colégio Santo Antônio e, entre 1896 e 1922, também funcionou como seminário. Ao longo das décadas seguintes, recebeu ampliações e conquistou autorização oficial para funcionamento do ginásio em 1938.
Nascimento de José Ferreira da Silva
Em 16 de janeiro de 1897, há 129 anos, nasceu em Tijucas, José Ferreira da Silva, que viria a se tornar uma das figuras mais marcantes da história política e cultural de Blumenau. Jornalista, escritor, historiador e político, foi o vereador mais votado nas eleições de 1935 e também atuou como prefeito do município.
Durante sua gestão, foram realizadas obras e projetos estruturantes, como a construção do Fórum e da Prefeitura, a criação do sistema de abastecimento de água potável, da Biblioteca Pública Municipal, da estação meteorológica, do Aeroclube de Blumenau e do campo de aviação. Também promoveu a abertura de importantes vias, como as atuais ras Nereu Ramos e Presidente Getúlio Vargas, além de fundar a Escola Agrícola Municipal.
Otto Stutzer é exonerado do cargo de suplente do comissário de polícia
Em 16 de janeiro de 1908, há 118 anos, Otto Stutzer foi oficialmente exonerado do cargo de 3º suplente do comissário de polícia. Stutzer era economista e agricultor, tendo chegado à colônia ainda em 1856, nos primeiros anos de ocupação da região.
Nascido em 3 de fevereiro de 1836, no antigo Reino de Westphalia, na mesma região de onde também era originário Hermann Blumenau, fundador da colônia, Otto era conterrâneo e contemporâneo do fundador, com diferença de 16 anos entre eles.
Fonte: Arquivo histórico de Blumenau e Angelina Wittmann Blogspot
Ação busca reunir assinaturas para proposta que trata da presença
Em Blumenau, cinco apostas acertaram a quadra
Relembre os fatos curiosos que marcaram a história da região
Suspeito possui histórico relacionado a tráfico de drogas e agressão
Confira a previsão do tempo detalhada do AlertaBlu
Reprodução de obra do escritor e ilustrador Guilherme Karsten envolve
© 2025 Criado com Edem Comunicação
O PortalBnu é o portal de Notícias da sua região. Fique atualizado com as principais notícias de Santa Catarina, Brasil e do Mundo.
(47) 93382-7016
Blumenau / SC / Brasil