contato@portalbnu.com.br

Há 141 anos: Conde d’Eu, esposo da Princesa Isabel, visitava Blumenau

Relembre alguns fatos curiosos que marcaram a história da região

Ao longo dos anos, Blumenau e cidades do estado foram palco de acontecimentos curiosos, importantes e, muitas vezes, pouco lembrados. Confira alguns dos fatos curiosos que aconteceram há várias décadas por aqui em um dia 15 de dezembro:

Anúncio de farinha era publicado no “Blumenauer Zeitung”

Em 15 de dezembro de 1883, há 142 anos, o jornal “Blumenauer Zeitung” publicou um anúncio comercial assinado por Manoel Antônio Fontes, negociante radicado em Itajaí, oferecendo a venda de farinha de trigo em partidas de 10 barricas, ao preço de 20$000 réis por barrica. O anúncio mencionava marcas importadas da época, como “Codorus”, “Gallega”, “O’dance”, “Brilhante” e “Mighty Dollar”.

Manoel Antônio Fontes, conhecido como Coronel Fontes, foi uma figura de destaque na vida econômica, política e cultural de Santa Catarina. Além de comerciante bem-sucedido, foi fundador da imprensa de Itajaí, abolicionista e propagandista republicano. Mais tarde, desiludido com os rumos do novo regime, se tornou líder local da Revolução Federalista (1893–1894).

Visita de Conde d’Eu à Blumenau

Na tarde de 15 de dezembro de 1884, há 141 anos, entre 15h e 16h, Gastão de Orléans, o Conde d’Eu, genro do imperador Dom Pedro II e esposo da Princesa Isabel, chegou a Blumenau a bordo do vapor “Progresso”, durante uma viagem oficial pelas províncias do Sul do Brasil. A visita aconteceu poucos anos depois da elevação da colônia à categoria de município e foi marcada por grande entusiasmo popular.

Segundo registros de Adalberto Day, a população se reuniu às margens do Rio Itajaí-Açu para recepcionar o ilustre visitante, que desembarcou ao som do Hino Nacional, executado por uma banda musical local, sob aplausos e aclamações. Depois de um breve passeio pelas principais ruas da vila, o Conde d’Eu participou de uma reunião dançante no Salão dos Atiradores.

Durante a estada, o príncipe consorte visitou escolas, a Igreja Evangélica, a cadeia, o hospital e, ainda pela manhã, a fábrica de malhas e tricotagem de Hermann Hering Sênior, onde demonstrou interesse pelas instalações industriais. Antes de deixar a cidade, doou 100 mil réis à Câmara Municipal, destinados ao auxílio aos pobres.

A Princesa Isabel, que o acompanhava na viagem pelo Sul, não esteve em Blumenau por motivos de saúde, seguindo diretamente para Desterro. A visita aconteceu também na ausência do Dr. Hermann Blumenau, que havia retornado à Alemanha meses antes, apesar de manter boa relação com a família imperial.

Guilherme Busch Júnior tomava posse como prefeito

Em 15 de dezembro de 1947, há 78 anos, Frederico Guilherme Busch Júnior tomou posse como prefeito municipal de Blumenau, se tornando o 23º chefe do Executivo da cidade. O mandato se estendeu até 1951 e ficou marcado por importantes investimentos em infraestrutura urbana, educação e saúde.

Frederico Busch nasceu em Blumenau em 21 de janeiro de 1899, filho do industrial Frederico Guilherme Busch e da esposa Clara Probst. Ele se dedicou a ajudar nos empreendimentos do pai, vindo a construir o Cine Busch, uma das maiores casas de espetáculos do sul do país. Durante vários anos, ele também foi gerente do Banco Sul do Brasil, da organização Henrique Lage.

Durante sua atuação como prefeito, construiu as praças Dr. Blumenau, a de D.Pedro II, no bairro do Bom Retiro, a de Curt Hering, no mesmo bairro, e de Coronel Feddersen, na Itoupava Seca.

Além disso, durante seu mandato, foram ampliadas as obras do Hospital Santo Antônio, além de serem construídas mais duas salas na escola Machado de Assis e vários prédios escolares no interior da cidade, onde, também foram feitas 18 pontes.

Compartilhe

Relacionadas

Notícias

Colunas

X
Refis - Gaspar

© 2025 Criado com Edem Comunicação

O PortalBnu é o portal de Notícias da sua região. Fique atualizado com as principais notícias de Santa Catarina, Brasil e do Mundo.

Contatos

(47) 93382-7016
Blumenau / SC / Brasil