contato@portalbnu.com.br

PortaBnu / Notícias / Cultura / Há 118 anos: faleceu Hermann Baumgarten, considerado pai da imprensa blumenauense

Há 118 anos: faleceu Hermann Baumgarten, considerado pai da imprensa blumenauense

Relembre os fatos curiosos que marcaram Blumenau e a região

Ao longo dos anos, Blumenau e as outras cidades da região foram palco de acontecimentos curiosos, importantes e, muitas vezes, pouco lembrados. Confira fatos curiosos que aconteceram há várias décadas por aqui em um dia 6 de fevereiro:

Chegada das primeiras famílias de colonos alemães à região de Mafra

No dia 6 de fevereiro de 1829, há 197 anos, chegou à atual cidade de Rio Negro, no Paraná, então uma pequena localidade originada do povoado conhecido como Estrada da Mata, a primeira leva de 20 famílias de colonos alemães, totalizando 105 pessoas. O grupo havia partido do porto de Bremen, na Alemanha, em 30 de junho de 1828, a bordo do veleiro Charlotte Louise, com destino à fundação de uma colônia nas margens do Rio Negro até o Rio Butiá, área que hoje corresponde ao município de Mafra, em Santa Catarina.

A viagem terrestre a partir do Rio de Janeiro foi feita na companhia do futuro Barão de Antonina, o Sargento-mor João da Silva Machado, responsável pela abertura da Estrada da Mata e pela organização da nova colônia. Como os lotes ainda não haviam sido devidamente medidos e demarcados, as famílias precisaram permanecer por um período em Rio Negro, aguardando a definição das terras onde se estabeleceriam definitivamente.

Falecimento de Hermann Baumgarten

No dia 6 de fevereiro de 1908, há 118 anos, faleceu em Blumenau Hermann Baumgarten, editor do jornal Blumenauer Zeitung, publicado desde 1881 e considerado o primeiro periódico do município, razão pela qual Baumgarten é reconhecido como o pai da imprensa blumenauense.

Homem de convicções políticas firmes, participou ativamente da Revolução Federalista de 1893, defendendo os ideais republicanos ao lado de lideranças como Hercílio Luz, Bonifácio Cunha e Vitorino de Paula Ramos.

A trajetória de Hermann Baumgarten também ficou marcada por um episódio curioso que aconteceu por volta de 1905, quando, depois de ser dado como morto, quase foi sepultado vivo. Durante o velório, o médico e deputado José Bonifácio da Cunha percebeu sinais vitais incomuns e conseguiu reanimá-lo, em um episódio que ficou conhecido como sua “ressurreição” e que causou espanto na cidade.

Frei Daniel Hostin é transferido de Blumenau para Curitiba

No dia 6 de fevereiro de 1926, há 100 anos, Frei Daniel Hostin, então vigário de Blumenau, foi removido para Curitiba, onde assumiu o cargo de guardião do Convento Franciscano da capital paranaense.

Anos antes, em 23 de janeiro de 1920, ele havia assumido como vigário da Paróquia São Paulo Apóstolo, sendo já uma figura conhecida na cidade por sua atuação como professor no Colégio Santo Antônio. Natural de Gaspar, Frei Daniel ingressou ainda jovem na Ordem Franciscana e foi ordenado sacerdote em 1917, no Rio de Janeiro.

Compartilhe

Relacionadas

Jardim da Saudade

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Colunas

X
BLUMOB

© 2025 Criado com Edem Comunicação

O PortalBnu é o portal de Notícias da sua região. Fique atualizado com as principais notícias de Santa Catarina, Brasil e do Mundo.

Contatos

(47) 93382-7016
Blumenau / SC / Brasil