contato@portalbnu.com.br

UNISOCIESC

Vítima de acidente de trabalho no Colégio Adventista estava sem equipamentos de proteção

Corpo de Bombeiros divulga detalhes do atendimento realizado na manhã desta segunda-feira

O Corpo de Bombeiros de Blumenau divulgou detalhes sobre o atendimento realizado no acidente de trabalho que causou a morte de um homem na manhã desta segunda-feira, dia 29. A vítima era um homem de 54 anos, que trabalhava como eletricista. O acidente aconteceu na obra de construção de uma laje do Colégio Adventista, no bairro Itoupava Seca.

De acordo com os bombeiros, o homem foi atingido enquanto trabalhava sobre uma viga de concreto posicionada abaixo da estrutura metálica que sustentava a laje, que estava sendo concretada naquele momento.

Uma das vigas metálicas da estrutura cedeu, atingindo o eletricista e prensando ele contra a viga de concreto. A gravidade do impacto resultou em ferimentos fatais e o óbito foi constatado no local pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Segundo os bombeiros, a vítima foi encontrada sem equipamentos de proteção individual.

Diante da gravidade da situação, os bombeiros iniciaram um complexo trabalho de resgate da vítima, que exigiu a aplicação de técnicas especializadas em Salvamento em Altura (SAlt) e Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC).


O primeiro passo foi realizar uma análise de risco da estrutura, sendo identificado risco de colapso iminente. Em seguida, foi constatado que erguer a laje não seria uma possibilidade viável com os equipamentos disponíveis, devido ao peso elevado da estrutura. Diante desse cenário, a equipe decidiu pela retirada do trabalhador através da laje, optando pelo corte da viga metálica que o prensava.

Foi realizada uma ancoragem com equipamentos de trabalho em altura, prevenindo eventuais quedas em caso de colapso da estrutura. Após assegurar a estabilidade da operação, a viga metálica foi cortada com uso de equipamentos de resgate veicular, possibilitando a retirada da vítima por cima da estrutura.

A ocorrência mobilizou um total de 11 bombeiros militares e comunitários e de cinco profissionais do Samu. A Polícia Científica, Polícia Militar e a Guarda Municipal de Trânsito também atenderam a ocorrência.

Colégio Adventista se manifesta após o acidente 

O Colégio Adventista de Blumenau se manifestou após o acidente. No comunicado, o Colégio disse que “lamenta profundamente o falecimento de um profissional que prestava serviços de manutenção”.

Segundo o Colégio, o trabalho estava sendo realizado por uma empresa terceirizada. No comunicado, o Colégio também diz que expressa solidariedade à família, amigos e colegas de trabalho do trabalhador que morreu.

“Neste momento, a prioridade do Colégio está voltada a prestar o apoio necessário à família do prestador de serviços e a colaborar integralmente com as autoridades competentes para o devido esclarecimento dos fatos”, diz a nota enviada à imprensa. 

Confira a nota na íntegra:

“O Colégio Adventista de Blumenau lamenta profundamente o falecimento de um profissional que prestava serviços de manutenção na unidade na manhã desta segunda-feira (29/12). O trabalho estava sendo realizado por uma empresa terceirizada.

Neste momento de consternação, expressamos nossa solidariedade à família, aos amigos e aos colegas de trabalho, desejando força e conforto a todos os que sofrem com essa perda.

Neste momento, a prioridade do Colégio está voltada a prestar o apoio necessário à família do prestador de serviços e a colaborar integralmente com as autoridades competentes para o devido esclarecimento dos fatos.”


LEIA TAMBÉM:
Bugio-ruivo resgatado em Blumenau apresenta perda de visão em um olho
Estrutura desaba em obra de colégio em Blumenau e deixa um trabalhador morto
Indaial abre inscrições para escolha da Realeza da FIMI 2026

Compartilhe

Relacionadas

Jardim da Saudade

Notícias

Colunas

X
BLUMOB

© 2025 Criado com Edem Comunicação

O PortalBnu é o portal de Notícias da sua região. Fique atualizado com as principais notícias de Santa Catarina, Brasil e do Mundo.

Contatos

(47) 93382-7016
Blumenau / SC / Brasil