Proposta deve ser votada em sessão extraordinária nesta terça-feira
Vídeo: cachorro é arrastado por caminhão e tutor é preso em Blumenau
Câmeras de segurança mostram o momento que o animal é
Proposta deve ser votada em sessão extraordinária nesta terça-feira

A Prefeitura de Blumenau enviou à Câmara de Vereadores um Projeto de Lei que pode acabar com os cobradores de ônibus de Blumenau. O Executivo solicitou ao Legislativo uma sessão extraordinária para esta terça-feira, dia 16, onde deve ser votado esse e outros projetos.
Na prática, a proposta em questão abre caminho para o fim da obrigatoriedade de dois trabalhadores dentro dos ônibus. No documento o Município justifica que a cidade estaria seguindo uma tendência nacional.
“Diversas cidades brasileiras já implantaram total ou parcialmente a retirada da cobrança física nos ônibus, substituindo o modelo tradicional por soluções eletrônicas seguras, eficientes e transparentes”, diz o comunicado enviado à Câmara.
Além disso, a Prefeitura de Blumenau justificou que a mudança “tende a ter impactos financeiros significativos sobre a tarifa de serviço”. O documento ainda menciona a possível retirada de funcionários, dizendo que a proposta não indica demissão automática dos colaboradores do sistema.
“A medida permitirá que a concessionária inicie um processo de realocação dos mesmos, treinamento para outras funções dentro do próprio sistema e, com o apoio de entidades e empresas municipais, a readaptação da mão de obra para outras atividades, eis que o município de Blumenau vive momento de pleno emprego”.
Para o Sindicato dos Empregados do Transporte Coletivo Urbano (Sindetranscol) a medida está colocando em risco centenas de empregos, precarizando ainda mais as condições de trabalho e comprometendo a segurança, o atendimento aos usuários e a qualidade do serviço público de transporte.
“Trata-se de uma decisão grave, tomada sem diálogo com a categoria, com o sindicato e com a sociedade, que transfere para os trabalhadores e para o povo o custo de uma política que favorece exclusivamente a lógica do lucro”, disse o Sindicado em um comunicado oficial enviado à imprensa.
O sindicato convocou a categoria para estar na sessão extraordinária nesta terça-feira, que acontece a partir das 11h no plenário da Câmara de Vereadores de Blumenau.
LEIA TAMBÉM:
– Blumenau registra temperatura mais alta da primavera nesta segunda-feira
– DNIT alerta para operações de Pare e Siga na BR-470 em Apiúna
– Bombeiro alerta sobre riscos de afogamento em praias e rios
Câmeras de segurança mostram o momento que o animal é
Com investimento de R$ 17,5 milhões, a nova estrutura tem
Proposta deve ser votada em sessão extraordinária nesta terça-feira
Registro foi feito pelo AlertaBlu; saiba qual foi a temperatura
Intervenção ocorre no km 100 para construção de bueiro e
Dados nacionais preocupam e reforçam a importância da prevenção durante
© 2025 Criado com Edem Comunicação
O PortalBnu é o portal de Notícias da sua região. Fique atualizado com as principais notícias de Santa Catarina, Brasil e do Mundo.
(47) 93382-7016
Blumenau / SC / Brasil