contato@portalbnu.com.br

Novo complexo prisional vai substituir o Presídio Regional de Blumenau

Projeto prevê quatro unidades prisionais, capacidade para quase 3 mil detentos e contrato de 30 anos

Um novo complexo prisional será construído em Blumenau por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). O projeto, liderado pela InvestSC, prevê a construção, reforma, manutenção e apoio à operação de unidades prisionais na cidade por 30 anos. Ao longo desse período, o investimento total estimado é de cerca de R$ 7 bilhões.

O complexo deve contar com quatro unidades, para presos do regime fechado, semiaberto e provisórios, além de um módulo de serviços. A capacidade prevista é de aproximadamente 2.979 vagas, o que deve ajudar a reduzir a superlotação do sistema prisional catarinense.

Com a entrada em funcionamento do novo complexo, está prevista a desativação do atual Presídio Regional de Blumenau, localizado na rua General Osório. A estrutura atual é considerada inadequada para os padrões exigidos hoje. A área deverá ser repassada ao município para uso futuro como espaço público.

Segundo o projeto, o novo complexo também deve contar com áreas para educação, trabalho e atividades de ressocialização dos detentos.

A empresa vencedora da PPP será responsável por operar e manter a estrutura conforme metas contratuais e indicadores de desempenho. A previsão é que o modelo gere empregos durante a construção e operação e tenha impacto econômico na região.

O leilão que definiu o consórcio responsável pelo projeto foi realizado na B3, em São Paulo, e a escolha teve como critério a menor proposta de custo ao Estado.

Compartilhe

Relacionadas

Notícias

Colunas

X
BLUMOB

© 2025 Criado com Edem Comunicação

O PortalBnu é o portal de Notícias da sua região. Fique atualizado com as principais notícias de Santa Catarina, Brasil e do Mundo.

Contatos

(47) 93382-7016
Blumenau / SC / Brasil