O Natal em Santa Catarina será marcado por calor intenso, noites abafadas e aumento das condições para temporais isolados, especialmente entre as tardes e noites. Conforme monitoramento da Defesa Civil, os temporais podem vir acompanhados de raios, rajadas de vento e chuva intensa.
Na quarta-feira, dia 24, véspera de Natal, o calor e a umidade favorecem o desenvolvimento de temporais a partir do início da tarde. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas a alagamentos e enxurradas pontuais, além de destelhamentos e danos na rede elétrica.
Já as temperaturas seguem elevadas. Durante a tarde, as máximas alcançam entre 34°C e 38°C no Vale do Itajaí. Desta forma, o risco é moderado a alto para problemas relacionados ao desconforto térmico, desidratação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias.
No dia de Natal, quinta-feira, dia 25, o calor e a umidade, associados à atuação de uma área de baixa pressão e à passagem de uma frente fria, mantêm as ocorrências de temporais. Apesar do dia começar com tempo firme em grande parte do Estado, as condições podem mudar rapidamente ao longo da tarde, exigindo atenção redobrada.
O risco segue moderado a alto para alagamentos e enxurradas pontuais e moderado para destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores. Mesmo com a ocorrência de chuva, as temperaturas permanecem altas.
A recomendação é evitar exposição prolongada ao sol nas horas mais quentes do dia, manter-se hidratado e redobrar os cuidados com crianças, idosos e animais de estimação. Durante os temporais, busque abrigo em local seguro, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados, evite transitar ou se abrigar próximo de árvores, placas, muros e postes de energia e jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
LEIA TAMBÉM:
– Abertas as inscrições para processo seletivo de vagas da Polícia Militar em SC
– Retrospectiva 2025: os avanços de Blumenau em infraestrutura e saúde
– Uso do ar-condicionado no verão pode pesar na conta de luz; veja como economizar