Centenas de pessoas se manifestam em Blumenau contra o feminicídio
No mesmo dia do ato, duas novas ocorrências de violência doméstica foram registradas na cidade
PortalBnu
8 de dezembro de 2025
Foto: Rafaela Costa
A mobilização nacional contra o feminicídio levou diversas pessoas às ruas de Blumenau neste domingo, dia 7. Mulheres e homens participaram do ato, que pediu o fim da violência contra as mulheres, ações mais efetivas de combate ao discurso de ódio e penas mais duras para crimes motivados por misoginia.
Com cartazes que traziam mensagens como “Mulheres Vivas, Feminicídio Não”, “Por políticas efetivas” e “Queremos viver sem medo”, o movimento integrou uma série de manifestações realizadas simultaneamente em outras cidades do país.
Em Blumenau, o protesto aconteceu no mesmo dia em que duas ocorrências de violência contra mulheres foram registradas pela Polícia Militar (PM).
A primeira delas foi uma tentativa de feminicídio no bairro Badenfurt, às 23h32. Segundo a PM, uma mulher de 26 anos foi esfaqueada pelo companheiro, de 41 anos, que apresentava sinais de embriaguez. Ela sofreu ferimentos na cabeça e nas mãos, recebeu atendimento do Samu e foi encaminhada ao hospital. Uma faca, possivelmente usada no ataque, foi apreendida. O homem foi detido e levado à Delegacia de Polícia Civil.
Mais cedo, às 14h28, no bairro Progresso, a polícia atendeu a uma ocorrência envolvendo descumprimento de medida protetiva. Uma mulher de 28 anos informou ter sido agredida pelo companheiro, de 27 anos, que negou as agressões. A PM confirmou que a medida protetiva em favor da vítima seguia vigente. O homem foi encaminhado à Delegacia para os procedimentos cabíveis.