contato@portalbnu.com.br

Após sete meses de disputa judicial, ETA 5 tem entrega prevista para o 1º semestre de 2026

Diretor-presidente do Samae, Alexandre de Vargas, afirmou que o contrato foi assinado e que a obra será retomada

Depois de sete meses travada por um impasse judicial, a obra da Estação de Tratamento de Água (ETA) 5, em Blumenau, deve ser concluída no primeiro semestre de 2026. A confirmação foi feita pelo diretor-presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Alexandre de Vargas, durante entrevista ao Jornal da 106, na manhã desta quinta-feira, dia 18.

A ETA 5 é considerada uma das principais obras estruturantes para minimizar os problemas de abastecimento, especialmente na região Norte da cidade. Segundo Vargas, a maior parte da estrutura física da estação já está pronta, restando a etapa de captação, que ficou travada por meses em razão de um processo judicial.

“A estação em si está pronta, a estação, toda a parte que faz o tratamento, a floculação, o filtrado, está tudo pronto, a parte de alvenaria também, a casa de máquinas, a parte operacional, está perfeito. Falta a parte da captação, que teve o problema judicial”, explicou.

O diretor detalhou que a obra foi dividida em três licitações distintas e que a disputa judicial entre empresas impediu o avanço do projeto por cerca de sete meses. “Teve, infelizmente, uma ação judicial da empresa segunda colocada contra a primeira, foi para o Tribunal de Justiça, foi suspenso no mês de março. Ficou sete meses suspenso, sem a gente poder avançar no projeto executivo e na obra em si”, afirmou.

Segundo Vargas, a situação só avançou depois de um diálogo direto com o Judiciário. “Fui no Tribunal de Justiça, conversei com o desembargador que está com a ação, conseguimos sensibilizar ele, demonstrando que a cidade toda está sofrendo com esse problema há vários anos. Então, ele se sensibilizou e na semana seguinte ele pautou o julgamento, julgou, finalmente deu a decisão final”.

Com a decisão judicial, o contrato anterior foi anulado e a segunda colocada assumiu oficialmente a execução da obra. O diretor ressaltou que, apesar do atraso, a mudança não deve causar novos prejuízos no cronograma atual.

previsão é concluir o empreendimento até o primeiro semestre de 2026.

Confira mais detalhes da entrevista, no vídeo abaixo:

Compartilhe

Relacionadas

Mormaii bikes

Notícias

Colunas

X
Refis - Gaspar

© 2025 Criado com Edem Comunicação

O PortalBnu é o portal de Notícias da sua região. Fique atualizado com as principais notícias de Santa Catarina, Brasil e do Mundo.

Contatos

(47) 93382-7016
Blumenau / SC / Brasil