Espécie teve forte redução populacional nos últimos anos
Blumenau volta a ser sede dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina
Fique por dentro dos principais destaques esportivos
Espécie teve forte redução populacional nos últimos anos

O bugio-ruivo (Alouatta guariba) encontrado ferido na Itoupava Central, em Blumenau, segue internado no Hospital Escola Veterinário da Universidade Regional de Blumenau (Furb), onde recebe acompanhamento clínico contínuo. De acordo com a equipe veterinária, o animal está sob cuidados especializados, com monitoramento constante, realização de exames e suporte necessário para a recuperação.
O caso foi divulgado pelo perfil Fauna de Blumenau, que acompanha ocorrências envolvendo animais silvestres na cidade. O bugio havia sido encontrado em via pública, sob chuva, com ferimentos na cabeça e na região do olho, segundo relatos. O local representava risco de atropelamento e também de ataque por cães.
A espécie é considerada ameaçada de extinção e teve a população significativamente reduzida nos últimos anos, principalmente por causa da febre amarela, que afetou os grupos de bugios no estado.
Como forma de orientação à população, especialistas reforçam a importância de não se aproximar, não tentar resgatar por conta própria e não oferecer alimentos a animais silvestres feridos. A recomendação é acionar os órgãos ambientais ou a Polícia Militar Ambiental (190), para garantir um atendimento seguro e adequado.
Como foi o resgate do bugio

O resgate do bugio mobilizou uma corrente de voluntários e profissionais que saíram de comemorações natalinas pessoais para ajudar o animal. O primeiro contato informado à página (Fauna de Blumenau) relatava que o animal permanecia há horas no mesmo local, sob chuva, com ferimentos na cabeça e na região do olho, e exposto a risco de atropelamento e ataque de cães.
Segundo o perfil, houve tentativa inicial de contato com o Projeto Bugio e com a Polícia Militar Ambiental, mas não houve retorno imediato. O Corpo de Bombeiros também foi acionado, porém informou que não conseguiria atender devido à alta demanda de ocorrências naquele momento. Sem carro e impossibilitado de ir ao local, o responsável pelo perfil publicou o pedido de ajuda nas redes sociais.
A médica-veterinária Kaethlin Parucker se ofereceu para auxiliar e acionou a clínica particular onde trabalha, que se colocou à disposição para receber o bugio naquela noite, já que o atendimento do Saasblu, da Furb, encerrava às 16h. Em seguida, ela iniciou a articulação para que o animal fosse resgatado, já que a clínica não teria como deslocar um profissional até o local.
Kaethlin entrou em contato com outros médicos-veterinários, que participaram da ação. Com apoio do morador do bairro Daniel, o animal foi recolhido com segurança e encaminhado à clínica, onde recebeu o primeiro atendimento de emergência.
No dia seguinte, a Polícia Militar Ambiental realizou o transporte do bugio da clínica particular até o Saasblu, onde permanece em tratamento. Como a unidade teria apenas uma médica-veterinária de plantão, a residente Samanta deixou Rio dos Cedros, no dia de Natal, para auxiliar a profissional Suellen no manejo e tratamento do animal, reforçando a equipe durante o feriado.
Participaram diretamente da ação a médica-veterinária Kaethlin Parucker, além dos profissionais Gabriel Reiter, Camila Pereto e Léo Oliveira, e o morador Daniel, que auxiliou no momento do resgate.
*matéria atualizada às 19h30, para adição das informações sobre o resgate
Fique por dentro dos principais destaques esportivos
Investimentos feitos ao longo do ano reforçam os indicadores positivos
Ação busca reunir assinaturas para proposta que trata da presença
Em Blumenau, cinco apostas acertaram a quadra
Relembre os fatos curiosos que marcaram a história da região
Suspeito possui histórico relacionado a tráfico de drogas e agressão
© 2025 Criado com Edem Comunicação
O PortalBnu é o portal de Notícias da sua região. Fique atualizado com as principais notícias de Santa Catarina, Brasil e do Mundo.
(47) 93382-7016
Blumenau / SC / Brasil