contato@portalbnu.com.br

UNISOCIESC

Animal ameaçado de extinção é resgatado ferido em Blumenau e segue em tratamento

Espécie teve forte redução populacional nos últimos anos

bugio-ruivo (Alouatta guariba) encontrado ferido na Itoupava Central, em Blumenau, segue internado no Hospital Escola Veterinário da Universidade Regional de Blumenau (Furb), onde recebe acompanhamento clínico contínuo. De acordo com a equipe veterinária, o animal está sob cuidados especializados, com monitoramento constante, realização de exames e suporte necessário para a recuperação.

O caso foi divulgado pelo perfil Fauna de Blumenau, que acompanha ocorrências envolvendo animais silvestres na cidade. O bugio havia sido encontrado em via pública, sob chuva, com ferimentos na cabeça e na região do olho, segundo relatos. O local representava risco de atropelamento e também de ataque por cães.

espécie é considerada ameaçada de extinção e teve a população significativamente reduzida nos últimos anos, principalmente por causa da febre amarela, que afetou os grupos de bugios no estado.

Como forma de orientação à população, especialistas reforçam a importância de não se aproximar, não tentar resgatar por conta própria e não oferecer alimentos a animais silvestres feridos. A recomendação é acionar os órgãos ambientais ou a Polícia Militar Ambiental (190), para garantir um atendimento seguro e adequado.

Como foi o resgate do bugio

O resgate do bugio mobilizou uma corrente de voluntários e profissionais que saíram de comemorações natalinas pessoais para ajudar o animal. O primeiro contato informado à página (Fauna de Blumenau) relatava que o animal permanecia há horas no mesmo local, sob chuva, com ferimentos na cabeça e na região do olho, e exposto a risco de atropelamento e ataque de cães.

Segundo o perfil, houve tentativa inicial de contato com o Projeto Bugio e com a Polícia Militar Ambiental, mas não houve retorno imediato. O Corpo de Bombeiros também foi acionado, porém informou que não conseguiria atender devido à alta demanda de ocorrências naquele momento. Sem carro e impossibilitado de ir ao local, o responsável pelo perfil publicou o pedido de ajuda nas redes sociais.

A médica-veterinária Kaethlin Parucker se ofereceu para auxiliar e acionou a clínica particular onde trabalha, que se colocou à disposição para receber o bugio naquela noite, já que o atendimento do Saasblu, da Furb, encerrava às 16h. Em seguida, ela iniciou a articulação para que o animal fosse resgatado, já que a clínica não teria como deslocar um profissional até o local.

Kaethlin entrou em contato com outros médicos-veterinários, que participaram da ação. Com apoio do morador do bairro Daniel, o animal foi recolhido com segurança e encaminhado à clínica, onde recebeu o primeiro atendimento de emergência.

No dia seguinte, a Polícia Militar Ambiental realizou o transporte do bugio da clínica particular até o Saasblu, onde permanece em tratamento. Como a unidade teria apenas uma médica-veterinária de plantão, a residente Samanta deixou Rio dos Cedros, no dia de Natal, para auxiliar a profissional Suellen no manejo e tratamento do animal, reforçando a equipe durante o feriado.

Participaram diretamente da ação a médica-veterinária Kaethlin Parucker, além dos profissionais Gabriel Reiter, Camila Pereto e Léo Oliveira, e o morador Daniel, que auxiliou no momento do resgate.

*matéria atualizada às 19h30, para adição das informações sobre o resgate

Compartilhe

Relacionadas

Notícias

Colunas

X
BLUMOB

© 2025 Criado com Edem Comunicação

O PortalBnu é o portal de Notícias da sua região. Fique atualizado com as principais notícias de Santa Catarina, Brasil e do Mundo.

Contatos

(47) 93382-7016
Blumenau / SC / Brasil