Confira os detalhes na nova coluna da nutricionista Dra. Camila Spinelli, no Portal da Cidade Blumenau
Blumenauenses comemoram vitória do Flamengo na Libertadores
Fique por dentro dos principais destaques esportivos

Confira os detalhes na nova coluna da nutricionista Dra. Camila Spinelli, no Portal da Cidade Blumenau

Um artigo publicado em janeiro de 2025 na revista The Lancet Diabetes & Endocrinology trouxe uma nova perspectiva sobre o diagnóstico da obesidade, redefinindo e sugerindo novos critérios, além de apenas o Índice de Massa Corpórea (IMC).
Até então, o IMC (que leva em consideração apenas o peso e altura do indivíduo) era a referência para diagnóstico da obesidade, mas os especialistas reforçam que, apesar de o peso continuar sendo um fator relevante, ele não reflete toda a complexidade da doença.
A nova classificação proposta considera também a avaliação da gordura corporal e manifestações clínicas, que incluem sinais e sintomas específicos. Para os adultos, são definidos 18 critérios clínicos, enquanto para crianças e adolescentes, são 13.
Além disso, a obesidade agora é dividida em duas categorias: obesidade clínica, reconhecida como uma doença em si, e obesidade pré-clínica, tratada como um fator de risco para complicações futuras.
Com essa nova abordagem, a triagem para o tratamento da obesidade não se baseará apenas em números na balança, mas sim na presença de alterações metabólicas e impactos na saúde. Isso permitirá que decisões médicas sejam mais precisas, auxiliando na escolha das melhores estratégias, sejam elas medidas preventivas ou de tratamento mais específico.
Em vez de priorizar exclusivamente a perda de peso, o novo modelo propõe um olhar ampliado para as disfunções causadas pelo excesso de gordura, como inflamação crônica, resistência à insulina e impactos cardiovasculares.
Isso reforça a necessidade de estratégias personalizadas que vão além da restrição calórica, incluindo mudanças no estilo de vida e, quando necessário, intervenções medicamentosas ou cirúrgicas. Com essa nova perspectiva, a obesidade passa a ser encarada de forma mais complexa e individualizada.
Para saber mais sobre o assunto, confira o quadro do Jornal da Mix, Nutrição e Saúde:
Fique por dentro dos principais destaques esportivos
Confira a nova coluna da astróloga e taróloga Rosane Kurzhals
Caso ocorreu na noite deste domingo
Iniciativa oferece aulas de acordeão totalmente gratuitas para crianças e
Rodovia ficou totalmente fechada em ambos os sentidos, sendo liberada
Visibilidade da pista estava prejudicada pelo mau tempo, o que
© 2025 Criado com Edem Comunicação
O PortalBnu é o portal de Notícias da sua região. Fique atualizado com as principais notícias de Santa Catarina, Brasil e do Mundo.
(47) 93382-7016
Blumenau / SC / Brasil