contato@portalbnu.com.br

PortaBnu / Colunas / Mundo Pet / World Cat Day: Você quer um gato?! Veja se está preparado para o receber em casa

World Cat Day: Você quer um gato?! Veja se está preparado para o receber em casa

Confira a nova coluna do médico veterinário clínico e cirurgião, Dr. Carlos Sansão

Nós celebramos o Dia Mundial do Gato em 17 de fevereiro. Além das homenagens nas redes sociais é importante uma reflexão sobre guarda responsável, bem-estar e saúde felina.

Os gatos conquistaram espaço definitivo nos lares brasileiros. Dados do Instituto Pet Brasil, o país já soma milhões de felinos vivendo como animais de companhia. Eles são independentes, silenciosos e extremamente higiênicos, porém exigem cuidados específicos que diferem bastante dos cães. Para quem deseja abrir as portas de casa e o coração para um gato, informação é o primeiro passo para uma convivência saudável e duradoura.

Trago aqui 5 dicas importantes, que eu considero essenciais: 

1º  Entender que o gato não é um “cão pequeno”. O comportamento felino é marcado por territorialidade, necessidade de rotina e estímulos ambientais. Enriquecimento ambiental, com arranhadores, prateleiras, esconderijos e brinquedos não é um luxo, é saúde mental.

A ausência desses recursos pode favorecer estresse, distúrbios urinários e alterações comportamentais, como agressividade ou eliminação fora da caixa de areia. Gatos precisam de previsibilidade e de um espaço que respeite sua natureza exploratória e vertical.

2º investir em prevenção. Vacinação, controle de parasitas e consultas periódicas ao médico-veterinário são indispensáveis, mesmo para animais que vivem exclusivamente dentro de casa. Doenças como a imunodeficiência felina (FIV) e a leucemia felina (FeLV) exigem diagnóstico precoce e manejo adequado.

A castração também é fortemente recomendada: além de evitar crias indesejadas, reduz riscos de tumores mamários nas fêmeas e comportamentos de marcação territorial nos machos.

3º Oferecer alimentação de qualidade e hidratação. Gatos têm baixo estímulo natural para ingerir água, o que pode predispor a problemas urinários. Por isso, o uso de fontes de água corrente e a oferta combinada de ração seca e úmida são estratégias importantes. Dietas caseiras só devem ser oferecidas com orientação profissional, pois desequilíbrios nutricionais podem causar doenças graves ao longo do tempo.

4º Preparar a casa com segurança. Telas em janelas e sacadas são fundamentais para evitar quedas. A chamada “síndrome do gato paraquedista” é mais comum do que se imagina. Plantas tóxicas, fios expostos e acesso à rua também representam riscos. Diferentemente do senso comum, permitir que o gato tenha acesso livre à rua reduz sua expectativa de vida, aumentando a exposição a atropelamentos, brigas e doenças infecciosas.

5º Compromisso afetivo e responsabilidade a longo prazo. A expectativa atual é de 15 anos ou mais e criam vínculos profundos com seus tutores. Adotar deve ser uma decisão consciente, que considere tempo, recursos financeiros e dedicação. 

O Dia Mundial do Gato é uma oportunidade de celebrar esses companheiros silenciosos, mas também de reforçar que bem-estar felino é resultado de informação, prevenção e respeito à sua natureza.


Saiba mais sobre o assunto assistindo ao vídeo:


Tem outras dúvidas sobre a adoção dos gatos ou quer sugerir um assunto para o nosso compromisso semanal aqui no Portal? Deixe nos comentários ou me envie uma mensagem no Instagram @vetcarlossansao 


Saiba mais sobre o Dr. Carlos Sansão

Carlos Sansão, natural de Blumenau, desenvolveu um amor pelos animais desde a infância, proporcionado pelos pais. Esse vínculo se fortaleceu ao longo dos anos durante a experiência profissional de banho e tosa de pets, com uma posterior especialização nessa área.

Hoje, ele atua como profissional liberal, faz atendimento médico veterinário em domicílio. Além disso, também desempenha voluntariado em projetos de resgates de animais em situação de maus-tratos e vulnerabilidade.

Como colunista do Portal Bnu, o objetivo é falar da medicina veterinária de uma forma mais próxima das pessoas. Toda semana, as colunas trarão novidades e tirarão dúvidas, dedicando o espaço para assuntos que importam à comunidade, principalmente para aqueles que amam os animais e têm os seus pets de companhia. 

Compartilhe

Relacionadas

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Colunas

X
BLUMOB

© 2025 Criado com Edem Comunicação

O PortalBnu é o portal de Notícias da sua região. Fique atualizado com as principais notícias de Santa Catarina, Brasil e do Mundo.

Contatos

(47) 93382-7016
Blumenau / SC / Brasil