contato@portalbnu.com.br

PortaBnu / Notícias / Cultura / Há 125 anos: acontecia o primeiro baile de máscaras em Blumenau

Há 125 anos: acontecia o primeiro baile de máscaras em Blumenau

Relembre os fatos curiosos que marcaram Blumenau e a região

Ao longo dos anos, Blumenau e as outras cidades da região foram palco de acontecimentos curiosos, importantes e, muitas vezes, pouco lembrados. Confira fatos curiosos que aconteceram há várias décadas por aqui em um dia 17 de fevereiro:

Primeiro baile de máscaras em Blumenau

No dia 17 de fevereiro de 1901, há 125 anos, a Sociedade Teutônia promoveu seu primeiro baile de máscaras em Blumenau, marcando um dos eventos sociais mais animados do calendário cultural da colônia alemã. Os cartões de ingresso podiam ser retirados até 11 de fevereiro com Franz Krueger, que assinava pela comissão de diversões.

Ao longo daquele ano, o Teutônia se consolidou como importante centro cultural, recebendo inclusive artistas do exterior, como o comediante Robert Beckert, que se apresentou em 9 de junho. Em 30 de junho aconteceu o “Kinderfest”, festa infantil para a qual as crianças deveriam inscrever-se até 29 de maio; quem não possuía bandeira podia obtê-la por empréstimo e a taxa de participação era de 600 réis. A concentração aconteceu na residência de Peter Christian Feddersen, de onde seguiram em marcha com música até o Teutônia, onde lhes foram servidos café e doces. A programação incluiu rifas, jogos com prêmios, baile infantil e, à noite, baile para adultos, com animação da banda Werner.

No concerto de 6 de outubro, o repertório trouxe obras de Johann Strauss, Schumann, Gluck e Waldteufel, entre outros, executadas por quarteto de cordas, corais, cítaras e piano, sob regência de Alfred Finster, recebendo elogios da imprensa da época, que registrou, inclusive, crítica bem-humorada aos retardatários que perturbavam mais que a acústica do salão.

Criação do município de Ibirama

E, no dia 17 de fevereiro de 1934, há 92 anos, a Lei Estadual nº 498 criou o município de Dalbérgia (atual Ibirama) formado pelos distritos de Hamônia, José Boiteux e Nova Breslau.

A sede foi fixada na povoação de Nova Breslau, hoje Presidente Getúlio. Na mesma data, o Decreto nº 499 elevou à categoria de município o distrito de Gaspar, desmembrando-o de Blumenau.

A região de Ibirama havia iniciado sua colonização em fins de 1897, com a chegada de imigrantes alemães que fundaram a colônia Hamônia. Posteriormente denominada Dalbérgia, em 1943 passou a se chamar Ibirama, expressão de origem indígena que significa “Terra da Fartura”.

Fonte: Arquivo Histórico de Blumenau e “Arte, Cultura e As Histõrias de Sua Gente” (Edith Kormann)

Compartilhe

Relacionadas

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Colunas

X
BLUMOB

© 2025 Criado com Edem Comunicação

O PortalBnu é o portal de Notícias da sua região. Fique atualizado com as principais notícias de Santa Catarina, Brasil e do Mundo.

Contatos

(47) 93382-7016
Blumenau / SC / Brasil