Relembre os fatos curiosos que marcaram Blumenau e a região
Metropolitano abre peneira para atletas do sub-18
Avaliação ocorre em 7 de março, no Guilherme Jensen, para
Relembre os fatos curiosos que marcaram Blumenau e a região

Ao longo dos anos, Blumenau e as outras cidades da região foram palco de acontecimentos curiosos, importantes e, muitas vezes, pouco lembrados. Confira fatos curiosos que aconteceram há várias décadas por aqui em um dia 10 de fevereiro:
Decreto concede privilégio para estrada de ferro
Em 10 de fevereiro de 1871, há 155 anos, por meio do Decreto nº 4.689, foi concedido ao engenheiro Sebastião Antônio Rodrigues Braga o privilégio, pelo prazo de 50 anos, para a construção de uma estrada de ferro. O projeto previa uma linha que partiria do melhor porto marítimo de Santa Catarina em direção à cidade de Porto Alegre. A extensão da ferrovia foi calculada em 90 léguas.
Instalação da Comarca de Blumenau
No dia 10 de fevereiro de 1890, há 136 anos, foi instalada oficialmente a Comarca de Blumenau, marcando um importante passo na organização do sistema judiciário da região. Na mesma ocasião, tomou posse o primeiro juiz de Direito da comarca, o Dr. Pedro Celestino Felício de Araújo. Ele já vinha exercendo funções judiciais como Juiz Municipal e de Órfãos do então extinto Termo, assumindo agora a nova função com a criação da comarca.
Apresentação cultural em Indaial
Em 10 de fevereiro de 1907, há 119 anos, durante uma apresentação em Indaial, no salão de Arnold Lueders, o grupo teatral da Sociedade de Canto “Frohsinn” apresentou as peças “O fotógrafo em apuros” e “O fantasma de Grauenburg”, esta última em cinco atos, de Heinrich Houben.
Na ocasião, o grupo passou a se apresentar como Sociedade Teatral Thalia. A Sociedade de Canto “Frohsinn” era filiada ao Sãngerbund Itajahytal.
Criação da Paróquia de Barra do Laurentino
Já no dia 10 de fevereiro de 1950, há 76 anos, foi criada a Paróquia de Laurentino, oficialmente instalada no dia 19 de março do mesmo ano, data em que se celebra a festa de São José. Desde sua criação, a paróquia passou a ser assistida pelos Padres Religiosos da Congregação Franciscana, os Freis Capuchinhos.
O primeiro vigário nomeado foi Frei Tito M. de Galziganano (Frei Tito Olivetto), por provisão de 15 de março de 1950. A recepção foi marcada por solenidade, com bênção do Santíssimo, saudações aos presentes e agradecimentos. Frei Tito permaneceu como vigário de 19 de março de 1950 a 19 de fevereiro de 1955. O padroeiro da paróquia é Santo Antônio de Pádua, celebrado em 13 de junho com uma das maiores festas populares da região.
Atualmente, a Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Laurentino, é composta por 8 capelas. São elas: São Pedro (Serra da Fruteira), Nossa Senhora do Carmo (Ribeirão Basílio), Nossa Senhora de Fátima (Serra Tomio), São Francisco de Assis (Serra Caçador), Santa Paulina (Bairro Caçador), São Paulo Apóstolo (Serra Laurentino), Santa Luzia (Serra do Amuado) e Senhor Bom Jesus (Ribeirão Laurentino).
Avaliação ocorre em 7 de março, no Guilherme Jensen, para
Levantamento considera 70 postos e mostra variação conforme a forma
Um dos casos consumiu cerca de 120 mil litros de
Suspeito apresentava sinais de embriaguez e foi localizado depois de
Relembre os fatos curiosos que marcaram Blumenau e a região
Um menor de idade está entre as vítimas
© 2025 Criado com Edem Comunicação
O PortalBnu é o portal de Notícias da sua região. Fique atualizado com as principais notícias de Santa Catarina, Brasil e do Mundo.
(47) 93382-7016
Blumenau / SC / Brasil