Sistema contratado pela Prefeitura já identificou mais de 31 tipos de ocorrências
Central funerária de Blumenau registra 11 mortes nos últimos dois dias
Aos amigos e familiares, os nossos sentimentos
Sistema contratado pela Prefeitura já identificou mais de 31 tipos de ocorrências

Três carros equipados com sensores e câmeras começaram a circular por Blumenau no dia 19 de janeiro com uma missão clara: registrar, em tempo real, situações que impactam a mobilidade urbana e a conservação da cidade, atuando como verdadeiros “caça-problemas”. Assim, o primeiro relatório do carro inteligente identificou as principais falhas na cidade.
A tecnologia, contratada pela Secretaria de Serviços Urbanos, já apresenta reflexos diretos na programação das equipes de manutenção. O sistema tem 31 apontamentos, como sinalização irregular, mato, lixo e buracos.
De acordo com o secretário de Manutenção Urbana Daniel Hostin, o primeiro relatório mostrou um volume expressivo de descarte irregular de lixo. “Um dos pontos que mais chamou a atenção foi o lixo jogado de maneira irregular na calçada e na rua, entulho de madeira, de construção, sofá, resto de guarda-roupa”, destacou.
O monitoramento completo do município foi realizado em cerca de dez dias, algo que, segundo o secretário, seria inviável apenas com equipes humanas. Cada registro inclui foto, localização exata e a classificação do problema, formando um inventário digital que permite priorizar ações.
Ordens de serviço mais rápidas
Com base nesses dados, a prefeitura mudou a forma de planejar os trabalhos, especialmente o tapa-buraco. Em apenas 15 dias, foram emitidas 255 ordens de serviço. Destas, 91 já foram executadas, alcançando 50 ruas. Outras 119 vias estão na programação.
A novidade é que muitos atendimentos ocorrem em locais onde não havia reclamações formais. “Hoje a gente já está atendendo rua que não tinha ouvidoria ou pedido. A gente tem o conhecimento do problema e realiza o serviço”, explicou o secretário.
Antes, as demandas chegavam por diferentes canais, como redes sociais e solicitações de vereadores. Agora, mesmo quando o pedido é feito, a secretaria muitas vezes já consegue informar que a manutenção está prevista.
Como funciona o contrato
O contrato com a empresa responsável pela tecnologia é mensal, no valor de R$ 134 mil, com vigência de um ano, totalizando R$ 1,608 milhão. A obrigação é a entrega dos relatórios. A quantidade de veículos utilizados no levantamento não altera o custo.
As informações coletadas são automaticamente direcionadas às áreas responsáveis. Questões de trânsito vão para a Secretária Municipal de Trânsito, problemas como calçadas e mato seguem para o Planejamento, por exemplo.
A prefeitura ainda não disponibiliza os relatórios completos ao público. Neste primeiro momento, a prioridade é avaliar os dados e ajustar os fluxos internos de atendimento. A intenção, segundo Hostin, é que posteriormente seja feita uma divulgação mais ampla dos resultados e das ações tomadas.
Aos amigos e familiares, os nossos sentimentos
Os três acidentes aconteceram em um trecho de oito quilômetros
Notificações têm aumentado tanto no cenário internacional como no cenário
Método é considerado um dos mais eficazes e oferece proteção
Edital contará com vagas imediatas e cadastro reserva
Formação presencial tem início em março e é voltada para
© 2025 Criado com Edem Comunicação
O PortalBnu é o portal de Notícias da sua região. Fique atualizado com as principais notícias de Santa Catarina, Brasil e do Mundo.
(47) 93382-7016
Blumenau / SC / Brasil
Gostaria de saber qual é a verba anual da secretaria de serviços urbanos disponível para manutenção e reparos nas vias e se ela é suficiente para atender a demanda já conhecida antes da contratação do serviço.