Pedido foi feito pelo ex-promotor de Justiça Odair Tramontin nesta quinta-feira
Plantas tóxicas para pets em casa: quais são e o que fazer em caso de ingestão
Confira a nova coluna do médico veterinário clínico e cirurgião,
Pedido foi feito pelo ex-promotor de Justiça Odair Tramontin nesta quinta-feira

Um pedido de cassação do mandato do vereador Almir Vieira (PP) foi protocolado nesta quinta-feira, dia 5. O pedido foi feito pelo ex-promotor de Justiça Odair Tramontin junto à Câmara de Vereadores de Blumenau, motivado pela investigação corrupção, lavagem de dinheiro e rachadinha em que o vereador é alvo.
A manifestação de Tramontin tem como base o Decreto-Lei nº 201, de 1967, que trata da responsabilidade político-administrativa de agentes públicos e prevê a cassação de mandato em casos de quebra de decoro parlamentar.
Segundo o ex-promotor, a prisão do vereador durante a operação policial e as graves suspeitas levantadas pelas investigações geraram forte abalo à imagem do Poder Legislativo municipal e à confiança da população nas instituições públicas.
“Independentemente do desfecho criminal, a função pública exige comportamento compatível com a dignidade do cargo. Quando fatos dessa gravidade vêm à tona, cabe às instituições agirem para preservar a credibilidade do Parlamento e o respeito da sociedade”, defende Tramontin.
Próximos passos
Após o protocolo, o pedido deverá ser analisado pela Procuradoria da Casa e, depois, pelo plenário da Câmara de Vereadores. O rito prevê que os parlamentares votem inicialmente sobre o recebimento da denúncia.
Caso o pedido seja aceito com a maioria simples dos votos, a comissão de ética da Câmara ficará responsável por conduzir a investigação interna, garantindo o direito à ampla defesa e ao contraditório ao vereador.
Ao final do processo, o relatório elaborado pela comissão será submetido à votação dos vereadores. Para que ocorra a cassação do mandato, é necessário o voto favorável de dois terços dos parlamentares.
Investigação policial
A operação “Happy Nation”, foi deflagrada na terça-feira, dia 3, pela Polícia Civil por meio do Departamento de Investigações Criminais (DIC) e da Delegacia de Combate ao Crime Organizado e Lavagem de Capitais (DECRIM) de Blumenau.
A investigação teve início em 2024 e apura suspeitas de rachadinha, peculato, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro envolvendo um agente político e pessoas ligadas ao seu grupo. Ao todo, foram expedidos 20 mandados de busca e apreensão, cumpridos em Blumenau, Videira, Balneário Camboriú e Itapema.
LEIA TAMBÉM:
– Projeto que institui Programa Veterinário Mirim é aprovado na Câmara de Blumenau
– Polícia investiga casal suspeito de golpe milionário no setor madeireiro
– Prefeitura de Blumenau lança campanha para transporte escolar regularizado
Confira a nova coluna do médico veterinário clínico e cirurgião,
Pedido foi protocolado na Câmara de Vereadores de Blumenau nesta
Pedido foi feito pelo ex-promotor de Justiça Odair Tramontin nesta
Mandados foram cumpridos em três cidades, incluindo Blumenau
Iniciativa prevê ações educativas voltadas a crianças e adolescentes
Ação orienta pais e responsáveis sobre a importância do uso

© 2025 Criado com Edem Comunicação
O PortalBnu é o portal de Notícias da sua região. Fique atualizado com as principais notícias de Santa Catarina, Brasil e do Mundo.
(47) 93382-7016
Blumenau / SC / Brasil