Procedimento já beneficiou 30 mulheres e permite diagnóstico e tratamento no mesmo local
Pró-Família tem matrículas abertas para novos alunos
Para se matricular é preciso morar em Blumenau e ter
Procedimento já beneficiou 30 mulheres e permite diagnóstico e tratamento no mesmo local

Uma nova técnica cirúrgica passou a integrar o atendimento oferecido pelo Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), em Blumenau, e já tem feito diferença na rotina de pacientes diagnosticadas com lesões precursoras do câncer de colo do útero.
Desde outubro do ano passado, 30 mulheres já foram submetidas à chamada cirurgia de alta frequência, um procedimento moderno, minimamente invasivo e feito de forma ambulatorial. A iniciativa agiliza o tratamento de mulheres diagnosticadas com lesões causadas pelo vírus HPV, evitando que o quadro evolua para um câncer invasivo. A realização do diagnóstico e da intervenção no mesmo local garante rapidez e eficácia no atendimento pelo SUS.
A paciente Betalucia Pires Cordeiro passou pelo procedimento no Caism e relata uma experiência positiva. “O processo foi conduzido com agilidade e clareza; com explicação detalhada de cada etapa, o que me trouxe muita segurança e tranquilidade. A recuperação foi positiva e todas as minhas dúvidas foram prontamente esclarecidas”, conta.
Diferentemente do ambiente hospitalar, a cirurgia é feita em regime ambulatorial, sem necessidade de internação. A anestesia é local, com bloqueio paracervical, o que reduz riscos associados à anestesia geral. A recuperação costuma ser rápida: em cerca de uma semana, a maioria das pacientes já consegue retomar atividades leves.
O secretário de Promoção da Saúde, Douglas Rafael, diz que os procedimentos, em tão pouco tempo, demonstram a eficiência desse novo fluxo. “Com a técnica, entregamos um tratamento seguro, com recuperação rápida e menor risco hospitalar. É a tecnologia a serviço da prevenção, fortalecendo a rede de combate ao câncer de colo do útero”, completa.
Como funciona o atendimento
O acesso ao serviço inicia pela unidade de saúde de atendimento da paciente. Os exames de Papanicolau alterados são encaminhados pelas unidades de saúde de origem para o Caism. No Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher, as pacientes passam por avaliação ginecológica, colposcopia e biópsia. Assim que confirmada a indicação médica, a cirurgia de alta frequência é agendada.
A coordenadora do Caism, Alessandra Schiesser, diz que para garantir a cicatrização completa, as pacientes devem seguir rigorosamente as recomendações médicas. “Evitar relações sexuais e exercícios físicos intensos por um período médio de 15 dias após a intervenção auxiliam no pós-operatório”, finaliza.
Para se matricular é preciso morar em Blumenau e ter
Vídeo divulgado pela PRF mostra o momento em que os
Procedimento já beneficiou 30 mulheres e permite diagnóstico e tratamento
Mais movimento nas ruas pede planejamento, paciência e respeito às
Melhorias em ruas da Região Norte somam investimento de cerca
Fique por dentro dos principais destaques esportivos
© 2025 Criado com Edem Comunicação
O PortalBnu é o portal de Notícias da sua região. Fique atualizado com as principais notícias de Santa Catarina, Brasil e do Mundo.
(47) 93382-7016
Blumenau / SC / Brasil