contato@portalbnu.com.br

UNISOCIESC

Há 130 anos: Igreja de Santa Inês era abençoada em Indaial

Relembre os fatos curiosos que marcaram a história da região

Ao longo dos anos, Blumenau e cidades da região foram palco de acontecimentos curiosos, importantes e, muitas vezes, pouco lembrados. Confira alguns dos fatos curiosos que aconteceram há várias décadas por aqui em um 21 de janeiro:

Primeiro médico da Colônia Blumenau

Em 21 de janeiro de 1833, há 193 anos, nasceu em Jena, na Alemanha, o médico Dr. Bernardo Knoblauch, que viria a se tornar o primeiro médico contratado oficialmente para atuar na Colônia Blumenau. Formado pela Universidade de Jena, ele foi contratado em 1857 para prestar atendimento médico aos colonos.

Conselho de Intendência de Blumenau

Já no dia 21 de janeiro de 1893, há 133, foram realizadas novas eleições para o Conselho de Intendência de Blumenau, depois de um período de forte instabilidade política no município. Foram eleitos os conselheiros: Henrique Probst, Luiz Abry, Antônio Bernardo Haendchen, Jens Jensen, Fernando Hackbart, Aleandro Lenzi, João Scoz e Augusto Keunecke.

O novo pleito foi necessário porque, nas eleições anteriores, realizadas em 20 de novembro de 1892, os republicanos haviam vencido os liberais (federalistas), que até então estavam no poder. No entanto, o resultado foi anulado em 21 de dezembro de 1892 pelo próprio Conselho da Intendência, sob a justificativa de que haviam sido eleitos nove conselheiros, quando o regulamento previa apenas sete.

Com a realização das novas eleições em janeiro de 1893, os federalistas voltaram a ser derrotados e, desta vez, foram obrigados a reconhecer o resultado. Os conselheiros eleitos tomaram posse oficialmente em 2 de março de 1893.

Benção da Igreja de Santa Inês

Em 21 de janeiro de 1896, há 130 anos, foi abençoada a Igreja de Santa Inês, em Indaial. Embora não tenha sido a primeira capela da localidade, ela foi construída no centro do povoado devido ao rápido crescimento populacional e à distância das capelas anteriores.

A capela começou a ser construída em 1894 e, em 21 de janeiro de 1895, foi colocada a pedra fundamental, quando as paredes já alcançavam metade da altura das janelas. Um ano depois, a obra foi concluída e recebeu a bênção oficial.

Durante décadas, a comunidade foi atendida pelos padres franciscanos da Paróquia São Paulo Apóstolo, de Blumenau. Com o aumento da população e do movimento religioso, os fiéis solicitaram a criação de uma paróquia própria, o que aconteceu em 28 de fevereiro de 1946, com a nomeação do primeiro pároco, Padre Aldolino Guesser.

Compartilhe

Relacionadas

Notícias

Colunas

X
BLUMOB

© 2025 Criado com Edem Comunicação

O PortalBnu é o portal de Notícias da sua região. Fique atualizado com as principais notícias de Santa Catarina, Brasil e do Mundo.

Contatos

(47) 93382-7016
Blumenau / SC / Brasil