Ocorrência mobilizou equipes dos Bombeiros Voluntários na tarde deste sábado
Ocorrência mobilizou equipes dos Bombeiros Voluntários na tarde deste sábado

Um adolescente de 15 anos foi resgatado pelos Bombeiros Voluntários de Pomerode na tarde deste sábado, dia 10, depois de ser arrastado pela correnteza de um ribeirão na região da represa do Salto, no Centro da cidade. A ocorrência foi registrada por volta das 16h, na rua Frederico Weege.
Inicialmente, as equipes foram acionadas por populares para o resgate de três adolescentes, dois meninos e uma menina, que tomavam banho no ribeirão quando o local foi atingido por uma cabeça d’água, fenômeno causado pelas fortes chuvas registradas no início da tarde na região. Com a elevação repentina do nível da água, os jovens ficaram ilhados sobre pedras no meio do curso d’água.
Pouco depois, a situação evoluiu para uma ocorrência mais grave, quando um dos adolescentes acabou sendo arrastado pela força da correnteza. Devido ao relevo do local, que possui quedas e degraus de pedra ao longo do ribeirão, duas equipes foram deslocadas para pontos diferentes da região, com o objetivo de localizar o jovem.
Durante as buscas, os bombeiros receberam a informação de que o jovem havia conseguido se segurar em pedras nos fundos do Museu do Marceneiro. A equipe mais próxima foi direcionada até o local e, na chegada, encontrou o adolescente já fora da água, retirado com o auxílio de funcionários de uma cervejaria próxima.
O jovem apresentava múltiplas escoriações pelo corpo e relatava dores nos membros inferiores. Ele recebeu atendimento pré-hospitalar, foi aquecido com manta térmica e, na sequência, encaminhado ao Hospital e Maternidade Rio do Testo para avaliação médica.
Os outros dois adolescentes informaram às equipes que conseguiram acessar a margem oposta do ribeirão por conta própria, atravessando uma área de mata até chegarem a um estabelecimento comercial, onde cruzaram o ribeirão em segurança por uma ponte.
Cuidados ao tomar banho em ribeirões, lagos e riachos
Banhos em rios, ribeirões, lagos e riachos podem parecer inofensivos, mas podem apresentar riscos, principalmente depois de períodos de chuva. A elevação repentina do nível da água, conhecida como cabeça d’água, pode acontecer mesmo quando não está chovendo no local, já que a água pode vir de regiões mais altas.
Além da força da correnteza, esses ambientes podem ter pedras escorregadias, buracos, galhos submersos e variações bruscas de profundidade, aumentando o risco de quedas, ferimentos e afogamentos.
Para reduzir os riscos, a orientação é:
Em caso de emergência, acione o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Confira mais dicas no vídeo abaixo:
Campanha que promove a saúde mental, neste ano tem tema
Ocorrência mobilizou equipes dos Bombeiros Voluntários na tarde deste sábado
Chamado inicial aos bombeiros indicava princípio de incêndio, mas equipes
Relembre os fatos curiosos que marcaram a história da região
© 2025 Criado com Edem Comunicação
O PortalBnu é o portal de Notícias da sua região. Fique atualizado com as principais notícias de Santa Catarina, Brasil e do Mundo.
(47) 93382-7016
Blumenau / SC / Brasil