Microexplosão é identificada em tempestade severa registrada em Gaspar
Rajadas superiores a 100 km/h e chuva extrema em curto intervalo causaram alagamentos, destelhamentos e queda de árvores
PortalBnu
9 de janeiro de 2026
Ocorrências registradas em Gaspar - Foto: Defesa Civil
Durante a tarde desta quinta-feira, dia 8, o forte calor, combinado com a atuação de uma frente fria no oceano, favoreceu a formação de tempestades severas no Vale do Itajaí, provocandoalagamentos e enxurradas em diversos pontos de Gaspar.
De acordo com a estação Posto Grande, do Cemaden, os acumulados de precipitação ficaram próximos de 50 mm em apenas 20 minutos. Além da chuva intensa, as tempestades também geraram rajadas de vento muito fortes, ocasionando destelhamentos, queda de árvores e danos à rede elétrica em vários locais da cidade. Segundo estimativas do Radar Meteorológico do Vale, as velocidades do vento superaram os 100 km/h.
E, depois de uma avaliação dos impactos, com base nas imagens dos locais atingidos e na análise dos dados do radar meteorológico do Vale, foram identificados indícios da ocorrência de uma microexplosão na região do bairro Bela Vista, que é uma forte rajada de vento que desce rapidamente de dentro de uma tempestade em direção ao solo. Ao tocar o chão, o vento se espalha para todos os lados, podendo derrubar árvores, destelhar casas e causar danos em poucos minutos.
Alertas da Defesa Civil
Para receber os alertas da Secretaria da Proteção e Defesa Civil por SMS, envie uma mensagem de texto para 40199 com o número do seu CEP.