Comissão reuniu documentos, ouviu depoimentos e pretende aprofundar investigações sobre empréstimos e descontos sem autorização
Há 149 anos: Colégio São Paulo iniciava as aulas em Blumenau
Relembre os fatos curiosos que marcaram a história da região
Comissão reuniu documentos, ouviu depoimentos e pretende aprofundar investigações sobre empréstimos e descontos sem autorização

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga suspeitas de fraudes envolvendo aposentados e pensionistas do INSS encerrou o ano com avanço nas apurações e deve retomar os trabalhos em fevereiro de 2026. As investigações serão retomadas em fevereiro e devem avançar sobre empréstimos consignados fraudulentos.
Instalada em agosto, a comissão já realizou 29 reuniões, analisou mais de 4,8 mil documentos, aprovou 73 pedidos de informação, 48 quebras de sigilo e mapeou ao menos 108 empresas e associações suspeitas.
As apurações apontam que entidades firmavam convênios com o INSS para realizar descontos em folha sem autorização dos segurados. Há suspeitas de que mais de 1,6 milhão de aposentados tenham sido afetados, com movimentações que podem ultrapassar R$ 1,2 bilhão.
Além dos descontos ilegais, a próxima fase da investigação deve se concentrar em fraudes relacionadas a empréstimos consignados, incluindo concessões sem consentimento, assédio para contratação e renovações automáticas que geraram dívidas consideradas impagáveis.
Ao longo dos trabalhos, a CPMI também ouviu ex-gestores da Previdência e investigados apontados como operadores do esquema, entre eles Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, preso preventivamente e acusado de movimentar milhões em poucos meses. Outros investigados também tiveram prisão decretada por suspeita de participação nas fraudes ou falso testemunho durante depoimentos.
Mesmo com o volume de informações e envolvidos, a previsão é que o relatório parcial seja apresentado apenas em fevereiro.
Enquanto isso, a orientação geral para aposentados e pensionistas segue sendo a de acompanhar extratos de benefício e registrar contestação sempre que identificarem cobranças desconhecidas.
Relembre os fatos curiosos que marcaram a história da região
Suspeito possui histórico relacionado a tráfico de drogas e agressão
Confira a previsão do tempo detalhada do AlertaBlu
Reprodução de obra do escritor e ilustrador Guilherme Karsten envolve
Ex-presidente deixa custódia na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília,
© 2025 Criado com Edem Comunicação
O PortalBnu é o portal de Notícias da sua região. Fique atualizado com as principais notícias de Santa Catarina, Brasil e do Mundo.
(47) 93382-7016
Blumenau / SC / Brasil