O relatório do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), divulgado na última semana, apontou que 63 locais estão impróprios para banho de mar no litoral catarinense. O levantamento foi feito em 259 locais e destes, 196 estão adequados para banho, o que representa 75,68%.
O levantamento considera amostras coletadas entre os dias 16 e 22 de dezembro, em 28 municípios do litoral de Santa Catarina. Entre as cidades com pontos impróprios para banho estão Balneário Camboriú, Itapema, Penha, Bombinhas, entre outras.
Todos os pontos podem ser vistos neste mapa elaborado pelo IMA. Os pontos com bandeiras vermelhas estão impróprios para banho, enquanto os com bandeiras azuis estão adequados.
Entenda o método de pesquisa
A água é considerada própria para o banho quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.
O local é considerado impróprio quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior que 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.
LEIA TAMBÉM:
– “Não abandone o amor”: campanha do Dezembro Verde é lançada em Santa Catarina
– Presentes de Natal: saiba quando a troca é garantida por lei
– Uso do ar-condicionado no verão pode pesar na conta de luz; veja como economizar