Além de uma boa opção para fugir das altas temperaturas, os recantos naturais da Região Sul de Blumenau chamam a atenção pelas suas belezas
Além de uma boa opção para fugir das altas temperaturas, os recantos naturais da Região Sul de Blumenau chamam a atenção pelas suas belezas

Verão, férias e feriados de fim de ano. O tempo livre chegou e você está procurando o que fazer com a família em Blumenau? A cidade tem algumas opções de lazer nesta época do ano e uma delas é se refrescar nos recantos naturais da Região Sul da cidade.
Além de uma boa opção para fugir das altas temperaturas, os recantos naturais da Região Sul de Blumenau chamam a atenção pelas suas belezas. A região tem estabelecimentos à beira do Ribeirão Garcia, que garante água gelada para se refrescar do calor. Um desses locais fica no bairro Progresso e é o Portal do Sol, um parque aquático com piscinas, toboáguas e tobogãs.

Foto: Portal do Sol/ Reprodução
Na Nova Rússia, em um trajeto com pouco mais de 10 quilômetros funcionam três recantos naturais, um café colonial, uma pousada e um eco museu, além do Parque das Nascentes.
O Recanto Silvestre é atualmente o mais antigo da região. Tem locais para banho, serve almoço aos visitantes de quinta a domingo, possui quiosques com churrasqueiras e espaço para eventos. O Recanto Arno Schmidt fica às margens de piscinas naturais impressionantes.
O Recanto Paraíso do Miguel conta com campo de futebol e oferece almoço caseiro feito em fogão a lenha. Os recantos funcionam o ano todo e contam com serviços de bar e restaurante e com infraestrutura para que o visitante passe o dia.

Foto: Recanto Paraíso do Miguel/ Reprodução
O Rancho do Willy é o local ideal para que os quitutes mais tradicionais e caseiros sejam saboreados. A Pousada Rio da Prata promove expedições monitoradas aos inativos túneis da Mina da Prata e a diversas trilhas do Parque Nacional da Serra do Itajaí. Também está localizada à beira do rio e oferece hospedagem em chalés individuais.
Na Nova Rússia fica também o Eco Museu Dr. Agobar Fagundes. No Brasil, existem apenas outros sete eco museus, que operam de forma muito diferente dos museus convencionais. Seus objetos de exposição são a própria flora, fauna e população locais e seus salões são trilhas no meio da mata e o leito do rio que corta a propriedade.
No eco museu, a forma de preservar a cultura local e o meio-ambiente é observá-los e estudá-los em sua forma primitiva, promovendo e estimulando o desenvolvimento de estudos sobre os valores culturais, práticas e símbolos de identidade social da comunidade local.

Foto: Parque das Nascentes / Reprodução
O Parque Natural Municipal Nascentes do Garcia foi criado em 1998, está inserido no Parque Nacional da Serra do Itajaí, criado em 2004. É uma importante área de preservação da biodiversidade, sendo um dos últimos grandes remanescentes de Floresta Atlântica no Sul do Brasil, com uma área aproximada de 5,3 mil hectares.
O parque, que recentemente ficou fechado por quatro meses, abre aos sábados e domingos, das 8h às 16h, sem cobrança de ingressos. Mas atenção, durante as férias coletivas da prefeitura, que vão até o dia 12 de janeiro, o parque fica fechado. Após essa data, volta a normalidade. O local tem trilhas, como a Trilha da Chuva e a Trilha do Morro do Sapo, que tem um mirante com uma belíssima vista para a floresta.
LEIA TAMBÉM:
– “Não abandone o amor”: campanha do Dezembro Verde é lançada em Santa Catarina
– Presentes de Natal: saiba quando a troca é garantida por lei
– Abertas as inscrições para processo seletivo de vagas da Polícia Militar em SC
Campanha que promove a saúde mental, neste ano tem tema
Ocorrência mobilizou equipes dos Bombeiros Voluntários na tarde deste sábado
Chamado inicial aos bombeiros indicava princípio de incêndio, mas equipes
Relembre os fatos curiosos que marcaram a história da região
© 2025 Criado com Edem Comunicação
O PortalBnu é o portal de Notícias da sua região. Fique atualizado com as principais notícias de Santa Catarina, Brasil e do Mundo.
(47) 93382-7016
Blumenau / SC / Brasil