Fiscalização encontrou falhas em brinquedos, luminárias e produtos da ceia
Homem é preso por tráfico de drogas no bairro Velha Grande, em Blumenau
Polícia suspeitou de dois homens em um veículo e um
Fiscalização encontrou falhas em brinquedos, luminárias e produtos da ceia

A Operação Natal Seguro, feita pelo Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro-SC), fiscalizou mais de 135 mil itens, entre produtos e embalagens, em todo o estado. A ação aconteceu em duas vertentes principais: a verificação da presença obrigatória do Selo do Inmetro em brinquedos, as informações obrigatórias nas luminárias e a fiscalização da quantidade de produto declarada nas embalagens de itens sazonais.
Fiscalização de pré-embalados
Em supermercados, atacadistas, distribuidoras e indústrias, os fiscais inspecionaram 17.548 embalagens de produtos em 26 cidades catarinenses. Os principais alvos da ação foram itens típicos da ceia, como panetones, frutas secas, aves natalinas, bebidas, chocolates, azeite, pescados, frutos do mar e conservas.
Como resultado, 1.349 lotes de produtos passaram por uma avaliação preliminar no local. Desse total, 37 lotes apresentaram indícios de irregularidades e foram enviados ao laboratório do Imetro-SC para mais exames. Ao final das análises laboratoriais, 15 lotes foram oficialmente reprovados por apresentarem quantidade inferior à descrita no rótulo.
Brinquedos e luminárias
No segmento de segurança de produtos, o foco foi a presença do Selo do Inmetro em bicicletas de uso infantil e nos brinquedos e ainda, informações obrigatórias como identificação do fornecedor (fabricante ou importador), potência e tensão nas luminárias do tipo pisca-pisca e mangueiras natalinas, além da certificação necessária nos componentes como plugues e/ou tomadas.
Foram fiscalizados 117.751 itens, dos quais 80.023 apresentavam algum tipo de irregularidade, ou seja, com um índice de reprovação de cerca de 68%.
Polícia suspeitou de dois homens em um veículo e um
Confira a previsão do tempo detalhada do AlertaBlu
Evento acontece de 14 a 25 de janeiro de 2026
Vestidos com gorros, roupinhas temáticas e detalhes delicados, os bebês
Vítima terá manutenção do vínculo empregatício por 6 meses
Novo cronograma será divulgado ainda nesta semana
© 2025 Criado com Edem Comunicação
O PortalBnu é o portal de Notícias da sua região. Fique atualizado com as principais notícias de Santa Catarina, Brasil e do Mundo.
(47) 93382-7016
Blumenau / SC / Brasil